NOTÍCIA ANTERIOR
Festa Junina de Mauá atrai mais de 220 mil pessoas no primeiro final de semana
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá posto do Acessa São Paulo até dezembro
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/06/2008 | Cidade
PM programa para hoje reintegração de posse no Jd.Olinda em Mauá
A Polícia Militar programou para a madrugada de hoje a ação de reintegração de posse do terreno do Jardim Olinda, em Mauá. O local foi invadido por integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) em 28 de março. Há uma semana, venceu o prazo dado pela Justiça para que os invasores deixassem o local, propriedade de Geraldo Joaquim.

O clima era de tensão entre as pessoas acampadas na área. Sem saída negociada, a expectativa é de confronto entre PM e parte das 432 famílias que estão atualmente no terreno, já que os invasores prometem resistir à retirada. "Soubemos da possibilidade de reintegração à tarde, e desde então algumas pessoas ficaram bastante exaltadas. É uma situação que foge do nosso controle", disse a líder do MTST no local, Daniela Rodrigues Damaceno.

Desde a semana passada, com a iminência da ação, o MTST já buscava uma solução provisória para o problema. A principal preocupação é com as cerca de 100 famílias que não teriam abrigo provisório nem mesmo na casa de parentes. "Tentamos acordo com a Prefeitura, mas não obtivemos resposta", explica Daniela.

De terça a sexta-feira da semana passada, cinco integrantes do movimento ficaram acorrentados às grades do Fórum de Mauá como forma de protesto pela falta de opção, mas a PM agiu e os retirou do local.

A Prefeitura de Mauá afirma que não tem como sustentar as famílias afetadas pela reintegração de posse. "Não existe programa municipal que consiga atender a essa demanda", disse a secretária do Bem-Estar Social, Sílvia Prin Grecco, ainda em maio. O secretário da Habitação, José Roberto Correa, aponta para solução futura, com o cadastramento das famílias em programas de moradia governamentais, tanto da CDHU quanto da Caixa Econômica Federal.

Líder estadual do MTST, Jota Batista afirmou na última semana que, com a reintegração no Jardim Olinda, novas invasões deveriam ocorrer em Mauá. E os próximos alvos seriam terrenos da própria Prefeitura Municipal.

Por William Cardoso - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.