NOTÍCIA ANTERIOR
Discussão míngua chapa Atila/Chiquinho em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hospital Nardini-FUABC faz campanha para as crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2011 | Cidade
Plano Municipal de Educação é revisto em Mauá para traçar políticas para 2025
A revisão do Plano Municipal foi norteada pelo debate sobre a política de Educação que se pretende consolidar para os próximos anos na cidade, com participação da sociedade e com vistas a construir cidadãos que aprendam a “ler o mundo”.

Com aproximadamente 300 participantes, os debates foram realizadas nas dependências da Faculdade Mauá (FAMA), no sábado (1º), e abordaram quatro mesas temáticas: “Educação Básica, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Educação Técnica e Educação Superior”; “Identidade: Educação na Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; e a “Gestão Democrática e Valorização dos Profissionais da Educação”, que também nortearam os grupos de trabalho para traçar políticas para os próximos anos.

Representando o prefeito Oswaldo Dias, o secretário de Governo, José Luiz Cassimiro, que também é professor de Ensino Fundamental, palestrou sobre Gestão Democrática. Ele lembrou que esta administração, mesmo com dificuldades financeiras, entregou duas novas escolas e outras três serão entregues até o próximo ano letivo.

Cassimiro contextualizou a Educação desde anos anteriores à Ditadura Militar, quando os professores eram extremamente valorizados na sociedade, mas a educação não era acessível a todos. “Nos anos de Ditadura, a Educação foi massacrada: professores e alunos foram calados”, disse, “a verdadeira gestão democrática se faz promovendo a participação das pessoas, discutindo hoje pensando no futuro.” O secretário disse que educação se constrói com acesso, permanência e qualidade, e a sociedade precisa participar de todas as instâncias de decisão para que se possam construir novos caminhos. “Este momento de discussão, por si mesmo, já é um instrumento de democracia exemplar, para alcançarmos a educação que queremos para o futuro”, finalizou.

“Mauá se destaca em âmbito nacional com questão sobre a educação indígena na rede municipal, inspirando outros municípios nesta discussão”, explicou a secretária de Educação, Margaret Franco Freire.

O resultado do Fórum foi considerado extremamente positivo pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Diana Maria de Moraes, principalmente pela grande participação da sociedade civil. “Agora temos uma comissão que irá elaborar o novo texto a ser apresentado ao prefeito, que o encaminhará para apreciação da Câmara Municipal”, explicou.

Segundo Diana, o Seminário de Educação, que será realizado de 24 a 27 de outubro, apresentará o novo Plano para a sociedade e, no mesmo dia 27, será realizada a 3ª Conferência Municipal do setor, no Teatro Municipal, para legitimar o documento. O evento contará com a presença o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, professor Francisco Chagas, que acompanha a elaboração do Plano Nacional.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.