NOTÍCIA ANTERIOR
Em Diadema, 400 mil ficam sem água nesta terça-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Guarda realiza Operação de Natal em Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/12/2012 | Setecidades
Plano de Gestão de Risco do ABCD fica pronto em 2013
Plano de Gestão de Risco do ABCD fica pronto em 2013 Em última reunião do Consórcio em 2012, prefeitos fizeram balanço sobre ações da entidade. Foto: Andris Bovo
Em última reunião do Consórcio em 2012, prefeitos fizeram balanço sobre ações da entidade. Foto: Andris Bovo
Avaliação é do Consórcio Intermunicipal; entre ações em andamento estão integração semafórica e campanha travessia segura

A última assembleia de prefeitos de 2012 do Consórcio Intermunicipal, realizada nesta segunda-feira (03/12), foi marcada pelo balanço dos projetos regionais neste ano. Avaliado como um ano atípico, devido ao período eleitoral, muitas ações foram iniciadas e já possuem recurso destinado para realização, mas a maioria não foi finalizada. Dos atuais prefeitos, apenas o de São Bernardo, Luiz Marinho, continuará no grupo.

Apesar disso, de todas as ações realizadas pelo Consórcio, a expectativa é que o Plano Regional de Gestão de Risco seja o primeiro a ter o futuro decidido. “Acreditamos que a União dará alguma resposta para a Região já no início de 2013”, avaliou o secretário executivo do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano. O ABCD pleiteia R$ 119 milhões para três projetos de estabilização de encostas e remoção de famílias de São Bernardo, Diadema e Mauá.

Nas iniciativas também está a construção do piscinão Jaboticabal, na divisa de São Bernardo, São Caetano e Capital. “Tivemos notícia de que o piscinão Jaboticabal está bem adiantado, já na fase de licitação”, revelou o atual presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira. Kiko espera ainda que outras discussões, que não avançaram na atual gestão possam ser retomadas em 2013. “É importante rediscutir a restrição dos caminhões e o rodízio. Tudo que envolve mobilidade urbana é necessário pensar”, destacou.

“Demos início a muitos projetos na área de mobilidade urbana e de contenção de riscos, que temos o desejo que continuem, mas isso dependerá dos novos prefeitos”, comentou Kiko.

Em andamento - Entre os projetos em andamento, Kiko citou os que para ele são os mais importantes, como Carona Solidária, sincronização semafórica nas divisas dos municípios, reforma das casas Abrigo, a campanha Travessia Segura, os Planos Municipais de Redução de Riscos de Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que estão sendo elaborados via Consórcio e as ações regionais inscritas no Plano Nacional de Gestão de Risco e Respostas a Desastres Naturais, encaminhado via Consórcio, que aguardam retorno do governo federal. “As iniciativas estão em fase de licitação, estudo ou de projetos”, explicou Kiko.

O secretário executivo do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano, destacou que o projeto Carona Solidária, lançado em outubro com o intuito reduzir o número de veículos em circulação na Região, ganhou novos parceiros. “Além da Fundação do ABC e a UFABC, agora também temos a USCS e as empresas Mercedes-Benz e M.Bigucci, que deverão anunciar nossa parceria em breve”, destacou.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.