NOTÍCIA ANTERIOR
Oswaldo Dias anuncia primeiro escalão de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cartas para o Papai Noel já podem ser adotadas nos Correios
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2008 | Cidade
Pisca-piscas de Natal oferecem risco
Os pisca-piscas de Natal vendidos no País podem causar curto-circuito, incêndios e choques segundo levantamento da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). A entidade testou dez modelos do produto - os tradicionais e os encapados por mangueira plástica - e todos foram reprovados por falta de segurança.

Os produtos testados não apresentaram proteção no plugue da tomada e o risco de choques é iminente. Além disso, apenas três tinham fusível para que o produto resista a picos de alta tensão elétrica. Alguns dos pisca-piscas testados não resistiram ao calor e pegaram fogo com facilidade.

Origem incerta
A maioria das luzinhas encontradas no mercado brasileiro é de fabricação chinesa e boa parte não menciona na caixa o nome do fabricante ou do fornecedor. Assim, se o conjunto de luzes causar problemas ao consumidor, o vendedor do produto responderá pelos danos. Exigir nota fiscal é a única garantia se houver um problema.

Segundo a supervisora institucional da Pro Teste, Ana Luisa Ariolli, mesmo que o consumidor tome precauções os acidentes ainda podem acontecer. "O problema é que no Brasil não temos ainda uma norma técnica que estabeleca as condições de segurança desse produto", explica Ana.

Por Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.