NOTÍCIA ANTERIOR
Panasonic anuncia 15 mil demissões e fecha 27 fábricas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mercedes-Benz dá férias coletivas
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/02/2009 | Economia
Pirelli dará férias coletivas a cerca de dois mil funcionários
O Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo reuniu os trabalhadores da Pirelli nesta quarta-feira para informar que a empresa vai dar férias coletivas a cerca de 2 mil funcionários da fábrica de Santo André a partir do próximo dia 19.

Segundo o presidente da entidade, Terezinho Martins da Rocha, a decisão da Pirelli foi motivada pela queda na demanda devido aos efeitos da crise financeira mundial. "Fizemos uma reunião na semana passada e a empresa disse que se não entrassem os pedidos que ela esperava, então uma alternativa teria de ser discutida. Como existem cerca de 200 mil pneus de caminhões e tratores em estoque e a Pirelli não tem galpão para armazenar esse excedente, ela decidiu parar a produção”, comentou.

Rocha informou que, do total de 2,5 mil funcionários da empresa, cerca de 2 mil serão atingidos pela medida. “A produção será 100% paralisada. Toda a fábrica vai sair de férias coletivas, até o setor administrativo. Ficará apenas uma pequena parcela de funcionários responsável pela manutenção das máquinas, o pessoal do restaurante e os vigias”, informou.

Ainda segundo o sindicalista, os trabalhadores horistas sairão no dia 19 e retornarão em 6 de março. Já os mensalistas ficarão de férias do período de 23 de fevereiro a 9 de março. Cerca de 158 trabalhadores que já estavam em férias coletivas e que retornariam no dia 11 também voltarão a ficar em casa a partir do dia 19.

O anúncio do sindicato surpreendeu os trabalhadores. “Não estava sabendo, a empresa não informou nada”, comentou o auxiliar de produção Ronivaldo Ferreira da Silva.

“Fui pego de surpresa, não dá nem para falar nada ainda”, disse o operador de máquinas Fábio Santos.

O presidente do Sindicato dos Borracheiros garantiu que até o momento a empresa não discutiu a possibilidade de cortes após a volta das férias coletivas. “Acredito que a empresa não irá demitir, pois essas medidas foram muito bem estudadas. Até o retorno das férias esse excedente já deverá terá sido desovado e a situação estará mais equilibrada”, informou Terezinho Martins da Rocha.

Contudo, caso ocorram demissões, Rocha informou que o sindicato realizará paralisação. “Estamos fazendo de tudo para evitar isso e os trabalhadores também estão dando a sua contribuição. Mas, se por acaso ocorrerem demissões, realizaremos greve geral na hora”, promete.

Outro lado - No início da noite, a Pirelli divulgou uma nota à imprensa na qual informa que irá concentrar as férias coletivas dos trabalhadores das principais fábricas durante o período do Carnaval. Após esse período de feriado, os trabalhadores voltarão ao trabalho normalmente.

Por Carolina Lopes - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.