NOTÍCIA ANTERIOR
Internet Explorer 8 é o navegador mais seguro, garante estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anatel adia para próxima semana decisão sobre venda do Speedy
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/08/2009 | Informática
Pirata indiciado por invasão ao site da Telefônica afirma que não é ladrão de dados
O programador de internet Vinicius Camacho Pinto, 28, é um jovem que, como tantos outros, tem um nickname (apelido virtual) bastante conhecido e adora computadores, não fosse por um pequeno detalhe que o singularizou na noite de quarta-feira (19).

O jovem foi indiciado ontem pela Polícia Civil de São Paulo por invadir um endereço virtual de propriedade da Telefônica, cujo conteúdo trazia, de acordo com o programador, um banco de dados vulnerável com 1,3 milhão de clientes. Caso seja condenado, ele pode pegar entre um e quatro anos de prisão.

Entretanto, Camacho se defende: "se quisesse roubar dados, não teria ido à imprensa". Procurada pela Folha Online, a Telefônica informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Virtualmente conhecido como K-Max, o programador conversou com a reportagem no começo da tarde de hoje. Ele informou que, há cerca de dois meses, localizou uma falha no site da Telefônica. Sem muita dificuldade, afirma ele, qualquer pessoa poderia modificar a URL da página da Telefônica para ter acesso ao banco de dados, que, além dos nomes, trazia números de telefone, RG e CPF dos usuários da companhia espanhola.

Questionado pela reportagem se tentou informar a Telefônica a respeito da falha antes da divulgação à imprensa, K-Max diz que "não sabia como entrar em contato com a companhia".

"Eu, notando o tamanho da irresponsabilidade e da negligência da Telefônica em relação a uma falha daquelas, comecei a divulgar no [serviço de microblogs] Twitter. Criei um sitezinho com script [programação que executa uma sequência de comandos e tarefas], aonde era possível comprovar a existência dessa falha", explica. "Se você colocasse o próprio nome ou o nome de um amigo, viria parcialmente os dados pessoais do seu amigo".

K-Max informa que fez isso a fim de que "a Telefônica corrigir isso no dia seguinte. Foi o que o cara acabou fazendo, mas só depois que ganhou a mídia". Em 10 de julho, K-Max concedeu uma entrevista, para que o defeito no site fosse informado. Segundo ele, a falha foi corrigida no dia seguinte.

Ação policial e críticas

O programador disse que a polícia apreendeu cinco computadores da sua residência, e chegou a elogiar os oficiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado). "Foi uma surpresa, claro. Duas viaturas com gente armada, levando tudo", diz K-Max. "O pessoal de crime virtual é super ponderado, foram super profissionais, justos", observou.

"Mas eu lamento muito que a Telefônica esteja distorcendo os fatos", dispara. "Eu estou vendo na mídia que a Telefônica disse que eu expus os dados dos clientes. Não, quem expôs foi a própria Telefônica. Ela está atribuindo a mim o erro dela, o cara que descobriu a negligência. Foi uma falha primária, ridícula, e eu não sou um gênio. Qualquer um poderia ter descoberto", defende-se.

Quanto às outras acusações feitas pelo Deic, roubo de comunidades no Orkut e bloqueio de sites na Campus Party de 2008, K-Max afirma que foram procedimentos semelhantes ao do descoberto pela Telefônica. "Seguem mais ou menos a mesma linha: a divulgação da falha para obrigar as empresas a corrigi-las. Se você tem uma falha, e ela está no underground, entre os hackers, essa falha pode ser explorada por gente mal-intencionada", afirma.

"Para a Telefônica não tem recado. Estão querendo distorcer a verdade. Todo mundo já sabe que a Telefônica é negligente com a segurança", observa.

Ele arremata sua defesa com um questionamento: "Qualquer pessoa que pega a reportagem [na qual anunciou a falha], percebe que a minha intenção era ajudar. Vale pensar em qual era a intenção. Se quisesse roubar os dados, eu iria avisar um jornalista? Isso desmonta a tese da Telefônica de que quis prejudicar. Não fui descoberto: eu avisei à imprensa."

Por Marina Lang - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.