NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá comemora o Dia das Crianças com festa no paço municipal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Coordenadoria deve ficar com ex-candidato a vice de Panorama
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2013 | Cidade
Pinacoteca de Mauá ainda precisa de local apropriado
Após dez anos da inauguração, acervo está em sala do Teatro Municipal

Instituída por um decreto do ex-prefeito Oswaldo Dias, a Pinacoteca de Mauá foi criada em novembro de 2003 por meio do decreto número 6.501. A entidade foi de fato inaugurada com uma exposição no aniversário do cidade, em 8 de dezembro do ano seguinte. Uma década passada desde a fundação da entidade, pouco aconteceu em relação ao acervo reunido para constituí-la. Na verdade, até hoje as obras são armazenadas em espaço provisório no Teatro Municipal.

De acordo com o coordenador de Cultura de Mauá, Sérgio Pires, todo o acervo vem passando por recadastramento para nova catalogação digital, bem como por processo de higienização e eliminação de fungos. Algumas peças estão sendo restauradas. No entanto, ainda não há previsão para a realocação do conteúdo da Pinacoteca para um lugar apropriado. Pires afirmou que a sala do teatro que abriga o material foi adaptada da melhor maneira possível para receber os quadros. “Ainda assim não é 100% ideal”, disse o coordenador.

Pires mencionou que durante as Conferências Municipais de Cultura, realizadas ainda no primeiro semestre, a pauta de uma instalação apropriada para a Pinacoteca veio à tona. A Prefeitura então cogitou uma casa que seria alugada. Entretanto, o valor ficou fora do orçamento do governo, também em função dos custos que as condições de temperatura e luminosidade exigem. “Estamos no primeiro ano de governo da nova gestão e o melhor seria discutir com o município qual é o verdadeiro perfil da Pinacoteca de Mauá”, analisou o coordenador.

Conforme Pires, é necessário construir uma política pública e diálogo para que a Pinacoteca ganhe o lugar merecido de fato. “Em geral, os orçamentos do poder público não se voltam muito para as artes plásticas e visuais.”

Além do espaço adequado, a Pinacoteca ainda carece de uma lei que a regulamente de maneira oficial, uma vez que decretos podem ser anulados com mais facilidade. Cerca de 10% do acervo está com a documentação irregular, o que impede que se tornem patrimônio municipal, e aproximadamente 20 obras estão em gabinetes da Prefeitura.

Por Caio Luiz
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.