NOTÍCIA ANTERIOR
Poupatempo abre Campanha do Agasalho 2018
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lojas são depredadas durante tumulto na Cracolândia
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/04/2018 | Geral
Pichação do Pateo do Collegio atingiu azulejos e janelas de madeira; limpeza deve demorar
 Pichação do Pateo do Collegio atingiu azulejos e janelas de madeira; limpeza deve demorar Fachada do Pateo do Collegio é pichada durante ato de vandalismo (Foto: Reprodução TV Globo)
Fachada do Pateo do Collegio é pichada durante ato de vandalismo (Foto: Reprodução TV Globo)
Pichação atingiu janelas de madeira e azulejos. Prédio é patrimônio histórico e exige cuidados.

A limpeza da fachada do Pateo do Collegio, pichada com a frase "Olhai por nois" nesta terça-feira (10), deve demorar mais do que o planejado inicialmente. As janelas de madeira e azulejos do prédio, que é tombado como patrimônio histórico, foram manchadas pela tinta vermelha em letras garrafais, o que dificulta o processo de remoção.

Desde o vandalismo cometido contra o ponto turístico, no Centro da cidade de São Paulo, uma base móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM) faz a segurança do prédio. A presença deles era um pedido antigo da instituição que reclama da falta de segurança.

O padre Carlos Alberto Contieri diz que há dois anos pede por segurança. "Nós estamos reclamando tanto com o governo do estado como com o governo municipal que é necessário manter uma segurança permanente aqui, de 24 horas nessa praça. Recebemos aqui diversas escolas e turistas todos os dias."

Durante a terça-feira, funcionários da prefeitura lavaram as pedras da base do prédio, mas azulejos antigos, janelas de madeira e as paredes exigem mais trabalho.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que existem bases comunitárias da Polícia Militar que circulam pela região do patrimônio histórico e que a PM está em contato com a comunidade para reavaliar a operação de combate ao vandalismo. A Prefeitura afirmou que a GCM faz rondas diárias na região.

Pichação

Imagens de câmeras de segurança mostram que pelo menos dois homens e uma mulher picharam o prédio do Museu Anchieta, no Pateo do Collegio, no Centro de São Paulo. As imagens mostram que isso foi feito à 1h25 da madrugada desta terça-feira (10). O local amanheceu pichado com a frase "Olhai por nois", na fachada.

Um morador de rua, que não quis se identificar contou que os dois homens e a mulher chegaram com uma espécie de "bomba de borrifar veneno" e, rapidamente, picharam o prédio.

O prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, disse que se forem pegos os pichadores serão detidos e serão multados em R$ 10 mil, cada um.

Pateo do Collegio

O local é um dos principais pontos turísticos da capital paulista. O Pateo do Collegio é com complexo religioso histórico que pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas fundada em 1540 por Inácio de Loyola.Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com a missão de evangelizar os indígenas.

Por Bom Dia SP, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.