NOTÍCIA ANTERIOR
Greve afeta 110 mil passageiros em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motoristas de Mauá receberão pagamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/08/2014 | Cidade
Petroleiros também querem parte do ICMS da Recap para Mauá
Petroleiros também querem parte do ICMS da Recap para Mauá Refinaria de Capuava completa 60 anos em 2014. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Refinaria de Capuava completa 60 anos em 2014. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Categoria pede porcentagem maior na arrecadação de impostos para o município

A direção do Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo para o próximo triênio (2014-2017) foi eleita na última semana e escolheu como bandeira uma divisão mais justa de impostos pagos pela Petrobras. No ano em que a Recap (Refinaria de Capuava), em Mauá, completa 60 anos, a categoria pretende incrementar a luta travada na cidade por porcentagem maior na arrecadação de impostos para o município.

O diretor Carlos Alberto dos Santos afirmou que a Região deverá enfatizar algumas bandeiras de luta mais específicas. “Há um ano montamos um fórum no ABCD para discutir os problemas locais, como formação e maior arrecadação de impostos para o município”.

A refinaria processa diariamente 8 mil metros cúbicos de petróleo, transformados em diesel, gasolina, nafta e outros derivados para a indústria química e petroquímica, como plásticos. De acordo com o sindicalista, o material refinado é enviado para terminais da Transpetro (distribuidora da Petrobras) em São Caetano e Barueri por meio de dutos. “Nós refinamos em Mauá, mas são outras cidades que se beneficiam dos impostos gerados, porque o material sai desses terminais. Queremosque parte desta arrecadação fique aonde é refinado o petróleo. Estimamos um aumento de impostos na cidade de R$170 milhões por ano”, disse Santos.

Uma revisão na divisão de impostos do refino de petróleo também é defendida pela administração municipal e por diversas entidades do movimento social.

Pautas - Já os assuntos sobre o fim da terceirização e aposentadoria especial por insalubridade deverão ser discutidos no Congresso da Federação Única dos Petroleiros que acontece a partir de quarta-feira (13/08), em Natal. “Neste evento os representantes dos sindicatos propõem caminhos para acabar com os problemas enfrentados pela categoria. A terceirização é pauta permanente de luta. Os serviços como segurança, limpeza, manutenção já estão terceirizados em muitas unidades e precisamos frear isso. No caso da aposentadoria especial por insalubridade, os petroleiros estão expostos diariamente ao benzeno, que causa diversos danos a saúde, porém, não obtemos a aposentadoria sem um longo processo”, disse o sindicalista.

Na unidade de Capuava atuam cerca de 500 trabalhadores.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.