NOTÍCIA ANTERIOR
Acidente na Turquia mata pelo menos 16 turistas russos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministro indiano diz que descarrilamento que matou 65 foi ato de sabotagem
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2010 | Internacional
Petroleira britânica inicia operação para conter vazamento
A companhia British Petroleum iniciou nesta quarta-feira (26) uma complexa operação chamada "top kill" ("matar por cima") para selar o poço petroleiro que está causando um desastre ecológico no golfo do México.

Um porta-voz da empresa leu o comunicado após funcionários do governo americano terem aprovado o início da arriscada operação em águas profundas.

“A BP deu início à 'top kill'. As operações tiveram início às 14h GMT (11h de Brasília)”, informou a empresa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que seu governo não descansará até que o vazamento de petróleo seja interrompido e a operação de limpeza da região onde o desastre ambiental ocorreu esteja completa.

- Não descansaremos até que esse poço seja fechado, o meio ambiente esteja recuperado e a limpeza tenha sido completada.

Obama deve viajar outra vez à costa do Golfo na próxima sexta-feira (28). O vazamento começou em 20 de abril, desde a explosão na plataforma Deepwater Horizon.

A operação "top kill" consiste em bombear líquido pesado para dentro do poço de petróleo danificado, aumentando a pressão contrária ao fluxo do vazamento para tentar conter o derramamento de petróleo.

O chamado líquido pesado de perfuração será bombeado a partir de um navio na superfície do oceano por meio de imensos canos e levado ao fundo do mar, a cerca de 1.500 m de profundidade, até a válvula danificada que fica no topo do poço de petróleo. Se o procedimento funcionar, técnicos vão em seguida bombear cimento para dentro do dispositivo, a fim de selar definitivamente o vazamento.

De acordo com a BP, essa complexa operação nunca foi tentada em profundidades tão grandes.

De acordo com as estimativas mais otimistas da BP - consideradas irreais pela maioria dos especialistas - cerca de 800 mil litros (5.000 barris) de petróleo vazam diariamente no golfo do México.

Por R7, com France Presse
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.