NOTÍCIA ANTERIOR
Procura por vacina contra febre amarela triplica no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Paralisia facial acomete 80 mil pessoas por ano no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/01/2017 | Saúde e Ciência
Pesquisas comprovam os benefícios dos chás para a saúde; Bem Estar explica
A variedade é enorme. Cada tipo de planta tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica.

Tem dieta da moda e tem chá que nunca sai da moda. O Bem Estar desta segunda-feira (23) mostra a história da nutricionista Suzana Baschiera, que além de tomar gosto, resolveu por conta própria, tomar chá verde junto com o chá de hibisco. E com um detalhe, ela estava entrando na menopausa. Deu ruim!

A endocrinologista Alessandra Rascoviski explica porque alguns chás provocam essas e outras reações, como pressão baixa ou hipertensão. E um chazinho gelado para refrescar o calorão? É bom, mas tem que ser a medida exata para não sair do limite do saudável. A nutricionista Maria Angélica Fiut explica.

Existe uma variedade enorme de chás e não faltam pesquisas comprovando seus benefícios à saúde. Cada tipo de planta tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica.

Segundo a Dra. Alessandra, alguns chás aumentam em 3% a queima calórica, por isso, são bastante usados no tratamento de emagrecimento.

A infusão de ervas é a melhor forma de consumir os chás porque são preservadas as partes principais das folhas e os efeitos benéficos de seus componentes.

Chá alivia a TPM? Sim. O de erva doce e o de sálvia diminuem a dor abdominal, o de canela aumenta o fluxo menstrual e melhora a dor e o de camomila diminui a irritação e a ansiedade. Todos eles devem ser preparados por infusão.

Como preparar a infusão – Coloque a erva em uma xícara de porcelana ou de vidro e acrescente água fervente. Misture e cubra, deixando repousar por 5 a 10 minutos até atingir a temperatura apropriada para consumo. A quantidade é de 1 colher de sobremesa para cada xícara de água fervente.

A técnica de infusão é aplicada para preparação de chás de folhas e flores, exemplo, hibisco, cavalinha e camomila.

Os chás devem ser preparados preferencialmente em doses individuais e ser consumidos imediatamente. Porém, quando as doses são muito frequentes, podem ser preparados em quantidade maior, mas sempre para consumo no mesmo dia. Neste caso, deve-se manter o recipiente com o chá bem fechado e guardado na geladeira para que os benefícios do chá não sejam perdidos.

A maioria dos chás têm cafeína, por isso, o consumo não pode ser exagerado.

INFUSÃO DE MAÇÃ

Ingredientes – 2 colheres de sopa de maçã desidratada (apple temptation), 400 ml de água, 1/2 maçã e gelo picado. Modo de preparo – infusionar a água a 95° com a maçã desidratada durante 8 minutos para obter um concentrado. Em uma jarra de 1 litro, colocar gelo até completar toda a jarra. Após colocar a infusão (ainda quente), você terá um chá gelado na hora. Mexa para dissolver um pouco do gelo na infusão e complete com água mineral sem gás até encher a totalidade da jarra. Está pronto para beber. Decore com rodelas de maçã.

INFUSÃO DE MENTA

Ingredientes – 4 colheres de chá de folhas mistas de menta (polar mint), 200 ml de água, folhas frescas de hortelã e gelo picado. Modo de preparo – infusionar a água a 95° com o chá durante 5 minutos para obter um concentrado. Em um copo de 400 ml, colocar gelo até completar o copo e colocar a infusão ainda quente. Você terá um chá gelado na hora. Mexa para dissolver um pouco do gelo e complete com água mineral sem gás até encher a totalidade do copo. Está pronto. Decore com folhas de menta.

MOJITO

Ingredientes – 4 colheres de sopa de chá verde com menta (mojito tea), 200 ml de água mineral sem gás, de 5 a 6 folhas de hortelã, 1/2 limão cortado em fatias, sumo de 1/2 limão, 50 ml de água com gás, 2 colheres de açúcar (opcional), gelo picado e 1 rodela de limão para decorar. Modo de preparo – infusionar 200 ml de água a 70° com o chá durante 2 minutos para obter um chá forte. Você terá um concentrado do chá. Coloque na geladeira. Em um copo grande, coloque o sumo de meio limão, as folhas de menta, o açúcar e o limão cortado em 4 fatias. Caso não queira colocar açúcar, seu Mojito ficará mais intenso. Acrescente o gelo até cobrir o copo e, por último, coloque o chá MojitoTea concentrado. Decore com uma rodela de limão.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.