NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André e Ribeirão Pires vacinam contra a raiva
PRÓXIMA NOTÍCIA
Shopping ABC inaugura loja KFC
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2012 | Setecidades
Pesquisa realizada em parceria entre Aciam e Metodista revela tendências para presentear as Mães neste mês de maio
Em datas comemorativas quais seriam as tendências para presentear àquela pessoa especial? Para ajudar os lojistas nesta questão, a Associação Comercial e Industrial de Mauá (Aciam), em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, por meio de seu Observatório Econômico, está realizando pesquisas para dimensionar quais são as opções de presentes, a faixa etária e renda média dos consumidores, enfim, ter dados estatísticos para que os comerciantes possam trabalhar da melhor maneira as vendas de seus produtos em épocas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, entre outras.

A assinatura do protocolo para a realização da primeira pesquisa aconteceu no dia 03 de abril, na Metodista e reuniu representantes das sete Associações Comerciais do Grande ABC, que estão atuando em conjunto para que a região possa ganhar ainda mais qualidade comercial e empresarial.

Para o Dia das Mães foi efetuada a pesquisa do Observatório Econômico com o objetivo de captar a intenção de compra dos consumidores de Mauá. Os pesquisados responderam a 26 itens do questionário, que possibilitaram identificar o perfil dos consumidores, as pessoas a serem presenteadas e determinantes da decisão de consumo, faixa etária e renda mínima, intenção de gastos, entre outros. Confira os gráficos ao lado.

Segundo os dados, cerca dos 51% dos entrevistados são solteiros e 32% casados, 6% são divorciados e 3% viúvos. Cerca de 47% dos consumidores revelaram ter renda familiar entre 3 a 10 salários mínimos (entre R$ 1.866 a R$6.220). É interessante observar o preço médio que os consumidores estão dispostos a pagar por presente é de R$ 118,87.

Os comerciantes precisam ficar atentos com relação a determinantes para a escolha do presente, segundo a pesquisa foi comprovado em primeiro lugar o Desejo da Pessoa (29%), Perfil da Pessoa (31%), Preço do Produto (17%) e Qualidade do Produto (12%).

Outro dado de grande importância para o conhecimento dos empresários é que 47% dos consumidores preferem comprar no Shopping Center, 33% Comércio Formal do Centro da cidade e 6% no Comércio Local de Bairro.

Em relação ao pagamento das compras um dado relevante apontado pela pesquisa é que a forma à vista tem a preferência dos 41% dos consumidores, o cartão de crédito vem em segundo lugar com 37%, os cartões de loja, crediário e cheque pré-datados ficaram com índices baixíssimos, cerca de 0,4% cada.

Dois fatores devem ficar bem claros para os comerciantes de Mauá, o primeiro é que uma parcela de 16% dos consumidores ainda vão para a cidade de Santo André realizarem suas compras e os pesquisados reclamaram da má qualidade no atendimento do comércio em geral.

Nova Pesquisa - A equipe da Associação Comercial e do Observatório Econômico já está em plena atividade para a realização da pesquisa referente ao Dia dos Namorados.

No último dia 23 foi realizado um treinamento específico para os pesquisadores que sairão a campo.

Por ACIAM Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.