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DATA DA PUBLICAÇÃO 05/12/2014 | Economia
Pesquisa prevê que Natal regional vai movimentar R$ 341 milhões
Pesquisa prevê que Natal regional vai movimentar R$ 341 milhões Valor dos presentes aumentou em R$ 5 este ano e mais pessoas vão ganhá-los; pesquisa mostra avanço da venda on-line. Foto: Rodrigo Pinto
Valor dos presentes aumentou em R$ 5 este ano e mais pessoas vão ganhá-los; pesquisa mostra avanço da venda on-line. Foto: Rodrigo Pinto
Observatório da Metodista mostra que cada pessoa gastará em média R$ 465 com compras

As vendas de Natal vão acrescentar R$ 341,5 milhões à economia do ABCD este ano. É o que prevê a Pesquisa de Intenção de Compra do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, apresentada nesta quinta-feira (04/12). O valor é 1,5% real (descontada a inflação) a mais em relação as vendas de 2013 (R$ 315 milhões). Também foi previsto um aumento no número médio de pessoas a serem presenteadas na data agora em 2014.

O valor médio a ser gasto por presente será de R$ 164,50, cerca de R$ 5,20 a mais que em 2013. Já o valor total que as pessoas pretendem gastar com presentes neste Natal é de R$ 465,70. “O aumento total que a Região irá movimentar também está atrelado ao número maior de presentados. Cada consumidor deverá presentear entre três e quatro pessoas em média (o ano passado foi três), dado pouco superior ao do ano passado”, explicou o economista responsável pela pesquisa Sandro Maskio.

Lista -Entre as principais opções de presentes estão vestuário e calçados (33,9%), perfume e cosméticos (13,8%) e brinquedos (10%).

O cartão de crédito será o principal meio para o pagamento em praticamente todas as faixas de renda. “Ao contrário de 2013, a maioria das pessoas opta por comprar a prazo, devido o grau de endividamento das famílias este ano”, disse Maskio.

Outra peculiaridade este ano, apontou a pesquisa, foi o aumento de compras feitas pela internet. Cerca de 8% dos presentes serão adquiridos por esse meio. “Pela primeira vez as compras pelos sites se sobressaíram, ocupando a 3º opção mais requisitada este ano, deixando o comércio de bairro em 4º lugar. Isso é indicativo para os lojistas se adaptarem a este perfil de compra” comentou Maskio.

Preferência - Por preferência, a maioria ainda prefere adquirir nos shoppings (cerca de 55,4% das compras) enquanto as lojas nas ruas centrais irão vender 24% dos presentes.

Outra característica nova no estudo em relação a anos anteriores é a cidade preferida para a compra. Neste ano São Bernardo lidera a intenção e tomou o lugar de Santo André. “Isto é devido aos novos shoppings, e facilidade na mobilidade”, afirmou Maskio.

Dentre os fatores determinantes para a escolha dos produtos estão o desejo e qualidade, e os descontos/ promoção. Ao todo foram 1.105 entrevistas válidas entre as 1.200 realizadas, sendo 56% mulheres e 44% homens, com idade média de 33 anos e renda familiar entre três e 10 salários mínimos (57,3% deste público).

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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