DATA DA PUBLICAÇÃO 20/09/2013 | Educação
Pesquisa mostra que 90% acham que escola integral é ''necessária''
Nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças.
O resultado está em uma pesquisa nacional do Datafolha feita para a Fundação Itaú Social com 2.060 pessoas.
A margem de erro é de dois pontos (para mais ou menos).
A resposta surgiu quando os entrevistados foram apresentados à definição de "educação integral" como "escolas em que os alunos ficam mais horas por dia, com atividades diversificadas".
Ao todo, 36,3% de quem foi consultado nunca tinha ouvido falar em educação integral -a maioria desses pertence a classes mais baixas.
"Isso mostra que temos um desafio. Precisamos disseminar o conceito de educação integral", explica Patrícia Mota Guedes, gerente de educação da fundação.
Apesar de ser desconhecida por mais de 1/3 dos entrevistados, a escola integral está prevista no PME (Programa Mais Educação), de 2007, mas ainda é rara no país.
Isso porque a maioria das escolas tem dois turnos. Ou seja, falta espaço.
A pesquisa mostra ainda que parte dos entrevistados faz, espontaneamente, uma associação do estudo integral com melhora da educação (34%) e com ocupação do tempo livre (30%).
Ainda 23% dos brasileiros fazem uma associação da escola integral com redução de criminalidade e de violência.
Entre quem julga que a educação em período integral é desnecessária (10% da amostra), uma das justificativas é que passar tempo com a família é importante.
"Nesse caso, a maioria tem alto poder aquisitivo. Essas pessoas podem pagar cursos extras, que acabam caracterizando educação em período integral", diz Guedes.
O resultado está em uma pesquisa nacional do Datafolha feita para a Fundação Itaú Social com 2.060 pessoas.
A margem de erro é de dois pontos (para mais ou menos).
A resposta surgiu quando os entrevistados foram apresentados à definição de "educação integral" como "escolas em que os alunos ficam mais horas por dia, com atividades diversificadas".
Ao todo, 36,3% de quem foi consultado nunca tinha ouvido falar em educação integral -a maioria desses pertence a classes mais baixas.
"Isso mostra que temos um desafio. Precisamos disseminar o conceito de educação integral", explica Patrícia Mota Guedes, gerente de educação da fundação.
Apesar de ser desconhecida por mais de 1/3 dos entrevistados, a escola integral está prevista no PME (Programa Mais Educação), de 2007, mas ainda é rara no país.
Isso porque a maioria das escolas tem dois turnos. Ou seja, falta espaço.
A pesquisa mostra ainda que parte dos entrevistados faz, espontaneamente, uma associação do estudo integral com melhora da educação (34%) e com ocupação do tempo livre (30%).
Ainda 23% dos brasileiros fazem uma associação da escola integral com redução de criminalidade e de violência.
Entre quem julga que a educação em período integral é desnecessária (10% da amostra), uma das justificativas é que passar tempo com a família é importante.
"Nesse caso, a maioria tem alto poder aquisitivo. Essas pessoas podem pagar cursos extras, que acabam caracterizando educação em período integral", diz Guedes.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda