DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2012 | Geral
Pesquisa mostra que 80% são a favor do fim da zona azul para melhorar trânsito
Espaços deveriam ser usados para calçadas maiores e corredores de ônibus
Uma pesquisa feita na cidade de São Paulo mostrou que 80% dos motoristas entrevistados são a favor da retirada das vagas de zona azul das ruas da capital para aumentar a fluidez do trânsito.
O estudo mostrou que 75% dos motoristas ouvidos se incomodam em ver faixas da rua ocupadas por carros estacionados. Para os entrevistados, caso as vagas fossem suprimidas, os espaços deveriam ser usados para calçadas maiores (55%), para novas faixas de tráfego (57%), para faixas exclusivas de ônibus (54%) ou para jardins (55%).
Nos últimos anos, a CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) suprimiu cerca de 10 mil vagas de estacionamento para tentar deixar as vias da capital menos congestionadas.
Fretados passam a pagar zona azul perto de pontos turísticos
O levantamento sobre estacionamento de carros na cidade foi feito pela consultoria de engenharia de tráfego TTC e o instituto de pesquisas Fran6. Foram entrevistados 750 motoristas das classes A, B e C, com 45 anos, em média.
A procura de uma vaga
Quase metade dos paulistanos que participaram da pesquisa disseram que levam mais de 10 minutos até encontrar um lugar para estacionar, sendo que 11% perdem mais de 20 minutos. Chama também a atenção que 7% dos entrevistados relatam desperdiçar mais de meia hora para encontrar uma vaga.
O estudo também revelou que flanelinhas afastam 74% dos entrevistados do centro da cidade. Sobre as vagas na região, 68% declaram que os estacionamentos pagos são ruins, 72% acreditam que faltam estacionamentos seguros e de fácil acesso no centro.
Os dados mostram ainda que 80% acreditam que não existe oferta de vagas suficiente nas ruas do centro. Para 79%, as vagas de rua são desorganizadas.
Uma pesquisa feita na cidade de São Paulo mostrou que 80% dos motoristas entrevistados são a favor da retirada das vagas de zona azul das ruas da capital para aumentar a fluidez do trânsito.
O estudo mostrou que 75% dos motoristas ouvidos se incomodam em ver faixas da rua ocupadas por carros estacionados. Para os entrevistados, caso as vagas fossem suprimidas, os espaços deveriam ser usados para calçadas maiores (55%), para novas faixas de tráfego (57%), para faixas exclusivas de ônibus (54%) ou para jardins (55%).
Nos últimos anos, a CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) suprimiu cerca de 10 mil vagas de estacionamento para tentar deixar as vias da capital menos congestionadas.
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A procura de uma vaga
Quase metade dos paulistanos que participaram da pesquisa disseram que levam mais de 10 minutos até encontrar um lugar para estacionar, sendo que 11% perdem mais de 20 minutos. Chama também a atenção que 7% dos entrevistados relatam desperdiçar mais de meia hora para encontrar uma vaga.
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