NOTÍCIA ANTERIOR
Veja sites no Firefox como se estivesse no Explorer
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fraudes pela internet aumentam no Natal, diz consultoria
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/12/2008 | Informática
Personalizando o logo do BIOS do micro
Introdução

Você já reparou que toda a vez em que você liga o micro aparece um logo verde e amarelo da EPA (Agência de Proteção Ambiental), como mostra a Figura 1? Você sabia que você pode alterar esse logo e colocar, no espaço onde ele aparece, o que você quiser? Essa dica é poderosíssima se você quiser personalizar o seu micro. Se você for um técnico ou trabalhar em uma loja, poderá usar a nossa dica para colocar o logo da sua empresa com o seu endereço e telefone, transformando esse recurso em uma poderosa ferramenta de marketing.

Para a nossa dica funcionar, alguns pré-requisitos deverão ser obedecidos:

1. O BIOS do micro tem de ser da Award. Isso é fácil de descobrir: na mesma tela onde aparece o logo haverá escrito algo como "Award Modular BIOS v4.51PG".

2. Você deverá obrigatoriamente saber a marca e o modelo de sua placa-mãe. Isso é essencial, pois, como esse logo é gravado dentro do BIOS do micro, você precisará fazer um upgrade de BIOS. Para descobrir a marca e o modelo de sua placa-mãe use um dos programas Hwinfo, o Sandra ou o Everest disponíveis em nossa área de download.

3. A placa-mãe deverá aceitar upgrade de BIOS via software, isto é, o circuito de memória ROM deverá ser do tipo Flash-ROM.

4. Você precisará baixar, na página do fabricante da placa-mãe, os arquivos necessários para fazer o upgrade de BIOS de sua placa-mãe. São dois arquivos necessários: o programa para a gravação do BIOS (normalmente chamado Awdflash.exe) e o arquivo contendo os dados a serem gravados no BIOS (um arquivo .bin ou .rom). Por exemplo, o arquivo necessário para fazer o upgrade de BIOS da placa-mãe Soyo 5BT chama-se 5bt-1b7.bin. Leia nosso artigo Como fazer um upgrade de BIOS para mais detalhes sobre esse assunto. Aqui você pode encontrar uma lista completa com os nomes e os endereços na Internet dos principais fabricantes de placas-mãe onde você poderá fazer o download dos arquivos necessários.

Criando a imagem
Se os pré-requisitos foram obedecidos, vamos colocar a mão na massa! O primeiro passo é criar uma imagem a ser colocada no lugar do logo da EPA. Para isso, você deverá usar algum aplicativo gráfico, como o Photoshop, Photostyler, Paint Shop Pro, Photo Paint etc. Dentro do aplicativo, crie uma nova imagem com as seguintes características: 136 pixels de largura, 126 pixels de altura, 72 DPI e modo preto-e-branco (esse modo também é chamado por outros nomes, dependendo do programa, como B&W, 2 cores ou qualidade de 1 bit). Coloque preto como cor de fundo e branco como cor de desenho. Fique à vontade para criar a sua imagem, lembrando que, inicialmente, você criará uma imagem preto-e-branco. Na semana que vem iremos ensinar como você poderá colori-la.
Após editar o seu logo, você deverá salvá-lo em formato Bmp (bitmap de 1 bit) e o arquivo não poderá ser maior que 2.582 bytes. Na Figura 2 você confere o arquivo de exemplo que criamos e que iremos gravar no BIOS, como explicaremos na coluna da semana que vem.

Depois de ter criado o arquivo do tipo Bmp contendo o seu logo, você precisará convertê-lo para o formato usado pelo BIOS. Esse formato é chamado Epa. Para fazer essa conversão, você precisará de um programa, como o Bioslogo, que pode ser baixado em nossa área de download. Além de fazer a conversão, esse programa permitirá a você a colorir o seu logo (ver Figura 1). Não se assuste, pois o programa está escrito em Turco; mude o idioma para inglês para que você consiga entender o seu funcionamento!

A utilização do programa Bioslogo é muito simples. Clique em “Load BMP” para carregar a imagem personalizada. Clique no botão “BMP > EPA”. Se ocorrer algum erro durante a conversão, provavelmente você não deve ter salvado o arquivo usando as especificações requeridas (bitmap de 1 bit). Nesse caso, você deve salvar a imagem novamente usando as corretas especificações, como descrevemos no início desta página. Após a conversão para EPA, você pode colorir o seu logo, escolhendo as cores a partir de uma paleta de cores disponível e clicando nos locais que você deseja aplicar tal cor. Em nosso exemplo, colorimos o logo com as cores azul e amarelo (veja na Figura 3). Para finalizar, clique em “Save EPA”. Caso você precise editar o seu logo novamente, apenas clique em “Load EPA” para carregar o arquivo EPA.

Codificando o arquivo e atualizando o BIOS
Após ter convertido o seu arquivo Bmp em um arquivo do tipo Epa (não se esqueça de salvar o arquivo), você precisará codificar esse arquivo dentro do arquivo que será utilizado no upgrade de BIOS. Para isso, você precisará usar o programa Cbrom (que deve ser baixado através de nossa área de download). Esse programa deve ser usado no prompt do DOS da seguinte forma:

Cbrom nome_do_arquivo_de_BIOS /epa arquivo_epa.epa

Por exemplo, supondo que você esteja alterando o BIOS da placa-mãe Soyo 5BT (cujo arquivo de BIOS baixado no site do fabricante chama-se 5bt-1b7.bin) e o nome do seu logo seja logo.epa, o comando seria:

Cbrom 5bt-1b7.bin /epa logo.epa

Esse comando irá modificar o conteúdo do arquivo de BIOS. Após ter feito essa modificação, o próximo passo é efetuar um upgrade de BIOS, para que o conteúdo do arquivo seja efetivamente gravado dentro do BIOS do computador. Esse procedimento deve ser feito através do arquivo Awdflash.exe, que está disponível no site do fabricante da placa-mãe.

Ao executar esse programa, ele perguntará o nome do arquivo a ser gravado (em nosso exemplo, 5bt-1b7.bin) e também se você deseja gravar o conteúdo atual do BIOS em um arquivo. Recomendamos que isso seja feito, para caso algo dê errado durante a gravação. Na Figura 4 vemos o programa Awdflash em ação.

Espere até o programa acabar de gravar o BIOS. Se tudo correu bem, após o próximo boot o seu micro estará apresentando o seu logo.

Por Clube do Hardware
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.