NOTÍCIA ANTERIOR
Mégane com apelo esportivo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carros deverão poluir e consumir menos no futuro
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/04/2009 | Veículos
Perigo ao volante
Infringir a lei de trânsito é uma prática comum a muitos motoristas quando se trata do ato de dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo.

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha atendido uma ligação, por mais rápida que seja, enquanto dirigia seu carro.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, dirigir com apenas uma das mãos ou falando ao celular é considerado uma infração média, passível de multa de R$ 85 e de quatro pontos na carteira de habilitação.

Porém, essas não são as piores consequências de misturar celular e direção. Segundo especialistas, o ato de falar ao telefone pode causar graves acidentes.

"Quando uma pessoa está dirigindo e falando ao celular diversos mecanismos cognitivos como atenção, memória e o julgamento crítico estão ocupados, assim a conversa pode atrapalhar o ato de dirigir", afirma o médico José Montal, diretor científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

"O espaço de frenagem quando o motorista está dirigindo e falando ao telefone é maior que o necessário quando se está embriagado. O motorista também deixa de perceber 80% da sinalização", explica Montal.

Maria Beatriz Guerios, oftalmologista do IMO (Instituto de Moléstias Oculares) também condena o ato de dirigir e falar ao telefone. "São duas ações distintas. O cérebro tem duas áreas que trabalham separadamente. Quando o motorista deixa de privilegiar a área que cuida da visão, ao falar ao celular, a direção torna-se a ação secundária, aumentando a chances de passar em um buraco ou errar a frenagem", explica Maria Beatriz.

Em 2007, somente em São Paulo foram feitas 237 mil autuações de motoristas falando ao celular, a quarta infração de trânsito na Capital naquele ano.

"O caminho é deixado de lado, é automático parar de prestar atenção a partir do momento em que se inicia uma conversa. É por isso que, às vezes, o motorista se esquece do que se passou", conclui a oftalmologista do IMO.

(Supervisão Sueli Osório)

Bluetooth é a arma das montadoras

Para tentar impedir que os motoristas coloquem em risco não só a própria segurança como a dos outros, as montadoras investem em tecnologias que permitem falar ao celular sem tirar as mãos do volante. O sistema bluetooth é a principal arma para ajudar a evitar distrações.

A General Motors, por exemplo, oferece o sistema nos modelos Vectra GT Remix e no Vectra Sedan Next Edition. Já a Volkswagen também proporciona aos consumidores essa tecnologia, que pode equipar opcionalmente desde o Gol até o Golf. Todos os modelos importados contam com o sistema de série.

A Ford tem o My Connection, desenvolvido em parceria com a Visteon, nos modelos EcoSport, Fiesta Hatch e Sedan, Ranger e F-250, além de também estar presente no Ka Tecno, série especial do Ka. A compatibilidade com celulares de tecnologia bluetooth permite ligar e receber ligações, tudo através da conexão sem fio.

Em 2005, o Fiat Stilo foi o primeiro carro nacional a trazer o sistema bluetooth, com o acessório Ki Connect, já em 2007, foi introduzida a tecnologia Blue&Me. Atualmente, apenas os modelos Mille e as versões Fire não oferecem um desses sistemas. Em alguns modelos o sistema é opcional, em outros é de série.

Na visão da Abramet, o perigo de falar ao celular continua mesmo com as mãos livres. "A tecnologia bluetooth aumenta a capacidade de manuseio, mas o perigo é o mesmo. A mão fica livre, mas o cérebro não, o que não diminuiu o perigo dos acidentes. É diferente de quando a conversa é com um passageiro, pois ele pode ajudar, administrando a conversa com pausas", analisa José Montal, diretor científico da Abramet.

Por Lucas Tieppo - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.