NOTÍCIA ANTERIOR
Carreira pública chama atenção de jovens no mercado de trabalho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Indústria pede prorrogação de redução do IPI para linha branca
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/06/2012 | Economia
Pequenos negócios da Região cresceram 13,8% em abril
Pequenos negócios da Região cresceram 13,8% em abril Pequenas empresas mostram recuperação no faturamento de abril em relação ao ano passado. Foto: Divulgação
Pequenas empresas mostram recuperação no faturamento de abril em relação ao ano passado. Foto: Divulgação
Faturamento indica recuperação e foi o melhor do Estado, aponta Sebrae

O faturamento das micro e pequenas empresas do ABCD em abril cresceu 13,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. O desempenho foi o melhor do Estado e indica recuperação do setor, de acordo com a Pesquisa de Conjuntura realizada pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“O ano de 2011 foi relativamente fraco para a Região, com quedas sucessivas de faturamento real, de março a outubro de 2011. Isso se deveu ao baixo desempenho da indústria, que tem presença expressiva na Região”, destaca Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae-SP.

O desempenho das indústrias paulistas também foi positivo em abril deste ano em relação ao ano passado. Houve crescimento de 6,6% no faturamento. O setor, que vinha tendo sucessivas quedas de faturamento, contribuiu para o desempenho positivo das MPEs (micro e pequenas empresas) paulistas. Na média geral, as MPEs cresceram 10,3%, no mesmo período. Por setores, o melhor desempenho foi o do setor de serviços com incremento de 16,2%, seguido pelo comércio com 7,2%.

Quanto às expectativas, em maio/12, os proprietários de MPEs projetam estabilidade para o faturamento da empresa: 52% acreditam em manutenção na receita da empresa, ante 48% em maio/11. Em maio/12, a maioria dos proprietários de MPEs também têm expectativas de manutenção no nível de atividade da economia: 54% ante 49% em maio/11.

Resultado positivo -
No comparativo mês a mês, a pesquisa registrou queda de faturamento das empresas na Região, ( -5,2%) em abril sobre março. As MPEs paulistas caíram 1,9%. O comércio foi o setor que mais sentiu, com 5,5% de queda. A indústria teve crescimento de 5,0% e serviços variou +0,2%.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, destaca o primeiro resultado positivo das micro e pequenas indústrias no ano. “Este resultado da indústria deve ser comemorado, mas é importante lembrar que houve um grande impacto da comparação com uma base de dados deprimida (-3,1% em abril/11 sobre abril/10). Os resultados fracos são atribuídos aos efeitos dos aumentos dos juros básicos (taxa Selic) no primeiro semestre de 2011 e à concorrência com importados. O segmento ainda é um dos setores que mais sofre com problemas de financiamento”, informa.

A pesquisa também mapeou a expectativa de faturamento dos empresários para os próximos seis meses, registrando um clima de estabilidade: 52% dos proprietários de micro e pequenas empresas esperam manutenção do faturamento, 33% acreditam no crescimento da receita e apenas 5% das MPEs ouvidas acham que o desempenho deve piorar.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.