NOTÍCIA ANTERIOR
Atualizações do Windows 8 obrigarão usuário a reiniciar PC em três dias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tira-dúvidas: conheça serviço on-line que permite criar apresentações
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/11/2011 | Informática
Pequenas empresas impõem derrotas a Apple em disputas de patentes
Pequenas empresas impõem derrotas a Apple em disputas de patentes  Adams Carvalho
Adams Carvalho
Minúsculas entre os gigantes da tecnologia, a espanhola NT-K e a americana Mirror Worlds estão escrevendo capítulos importantes da guerra de patentes do setor.

O caso mais recente ocorreu há duas semanas. Em um tribunal de Valência, a NT-K, fabricante local de computadores e tablets, foi considerada inocente da acusação de ter plagiado o iPad.

Antes da decisão, a ação da Apple fez com que a NT-K não pudesse receber unidades do seu tablet, vindas da fábrica chinesa. E a empresa foi parar em uma lista de pirataria da União Europeia.

Com um time de 20 funcionários (contra mais de 60 mil da Apple), a NT-K agora pretende contra-atacar e processar a empresa de Steve Jobs por truste. O pedido de indenização será entre 5 milhões e 10 milhões de euros.

"Somos uma empresa pequena, tentando seguir em frente em tempos de crise. É injusto que uma companhia do calibre da Apple tenha de usar sua influência dominante [contra nós]", disse a NT-K, em nota em seu blog.

O outro embate corre em uma corte norte-americana e já teve dois rounds.

No primeiro, em outubro de 2010, a Justiça do Texas ordenou que a Apple pagasse US$ 625,5 milhões por violação intencional de três patentes da Mirror Worlds. Foi um dos maiores valores da história numa disputa dessas.

A empresa argumenta que o gigante de Cupertino copiou seu Scopeware, programa de 2001 que organiza documentos numa fileira de ícones que vai para frente e para trás.

Em abril, um juiz do tribunal texano reverteu a decisão do júri, afirmando que a Mirror Worlds não conseguiu provar o plágio da Apple.

Agora, o fundador da Mirror Worlds, David Gelernter, prepara seu recurso.

"Reconheço minhas ideias, nossas ideias, quando as vejo", disse Gelernter ao "New York Times". "O que quer que aconteça no fim da apelação, os seis meses de vingança entre o veredicto do júri e a decisão do juiz já valeram pelo prazer de muitas vidas", acrescentou.

Por Bruno Romani - Colaboração para a Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.