NOTÍCIA ANTERIOR
Funcionários dos EUA eram usuários do Megaupload, diz fundador do site
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lenovo faz recall de computadores por problemas de superaquecimento
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/03/2012 | Informática
Pensado para tablets, Windows 8 vai mal em PCs tradicionais
Que tal experimentar, de graça, o novíssimo sistema operacional da Microsoft?

Antes de aceitar a proposição, tome nota: é uma versão de testes, que ainda tem arestas a serem aparadas e não está disponível em português --só em inglês, alemão, chinês, francês e japonês.

Preparado mesmo assim? Vá a preview.windows.com para baixar o Windows 8 Consumer Preview (prévia para consumidores).

Composta pelos multicoloridos "tiles" (azulejos), a nova interface, que se chama Metro e foi desenvolvida com tablets em mente, causa uma ótima primeira impressão. Na prática, porém, fica claro que a Microsoft precisa fazer ajustes para provar que o Metro também é uma boa solução para PCs tradicionais.

Apesar do redesenho radical, o Windows 8 ainda inclui a velha conhecida área de trabalho e é compatível com praticamente todos os programas que rodam no Windows 7. Mas alternar entre o Metro, com suas formas retangulares e cores chapadas, e a área de trabalho tradicional, cujas texturas remetem ao Windows 7, expõe a esquizofrenia do novo sistema.

Os elementos do Metro são grandalhões, o que é bom em tablets, mas um desperdício em um PC com mouse, que permite grande precisão.

Além disso, boa parte da interação com o Windows 8 em touchscreens se dá deslizando o dedo a partir das extremidades da tela, gestos que nem sempre são bem transpostos para a combinação teclado/mouse ou touchpad.

O Internet Explorer, que no Windows 8 vem em duas versões, uma com a interface Metro e outra tradicional, ilustra bem o problema. Na versão Metro, os sites ocupam a tela inteira, e é preciso clicar com o botão direito para ver miniaturas das abas abertas e alternar entre elas. Adequada para tablets, a interface é ineficiente, e irritante, em PCs tradicionais.

Por ainda não estar finalizado, o Windows 8 não deve ser usado como sistema primário. Mas é uma boa oportunidade para começar a se habituar à nova cara do velho sistema, cuja versão final está prevista para o fim do ano.

Por Rafael Capanema - Folha Online, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.