NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá organiza 1º Desfile e Encontro de Cavaleiros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete fará mais 4 mudanças no secretariado
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2015 | Cidade
Pelo fim de poeira e lama, mauenses visitam São José dos Campos
Pelo fim de poeira e lama, mauenses visitam São José dos Campos Comissão visita São José dos Campos. Crédito: Rodrigo Zerneri/PMM
Comissão visita São José dos Campos. Crédito: Rodrigo Zerneri/PMM
Moradores da região das chácaras foram ver como funciona o revestimento para ruas não pavimentadas com a cobertura com óleo de xisto, aplicada na cidade do Vale do Paraíba

Acompanhada de representantes das secretarias de Mobilidade Urbana, Obras e Relações Institucionais, uma comitiva de mauaenses, moradores da região das chácaras, viajou a São José dos Campos nesta quinta-feira (12) para conhecer um revestimento que está sendo usado naquela cidade do interior paulista para manutenção de vias não pavimentadas. O convite para a viagem foi feito pelo prefeito Donisete Braga, que quer saber se os munícipes aceitam a aplicação do mesmo processo nas estradas do Carneiro e Regalado.

A cobertura de vias de terra com óleo de xisto tem sido utilizada em São José dos Campos há cerca de três meses, e é aprovada pela população local. Márcia Marinho, presidente da Associação de Moradores da Chácara Santa Helena, mora há 10 anos no local. “Sofria muito com a poeira e a lama. Com essa cobertura ficou muito bom, todo mundo aprovou”, disse ela.

O comitê de nove moradores de Mauá foi formado por Gilvan Severino, Vladimir Garcia, Jesiel Pereira da Silva, Allan Cézar Lopez da Silva, Elizardo Ambrósio da Silva, Geraldo Brasiliano da Silva, José Ilto Dantas, Luiz Alves de Araújo e Antenor Vitório de Souza. O grupo foi recebido pelo Secretário de Serviços Municipais de São José dos Campos, Antônio Carlos Nadolny, o Barão, que explicou como é feita a aplicação do produto e quais suas vantagens. “São José foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a usar essa cobertura de óleo de xisto, que é muito conhecida no Sul do Brasil. Aqui em nossa cidade temos 740 km de estrada de terra, e a dificuldade de fazer a manutenção dessas vias é muito grande. Ficamos muito felizes com o resultado, e a população também está aprovando”, comentou o secretário.

Durante o dia, os mauaenses visitaram diversos lugares da cidade em que o óleo de xisto havia sido aplicado ou estava em processo de aplicação. O diretor da Regional Leste de São José, João Batista da Cunha, o Alemão, guiou o grupo, dando detalhes sobre sua instalação e conservação.

No fim da visita, todos estavam bem impressionados. “Gostamos do que vimos. Agora vamos levar para as outras pessoas, sugerindo que seja aceito”, disse Gilvan Severino, que espera contar com o revestimento na Estrada do Carneiro. “Com certeza fica muito melhor. É um grande progresso, vou sugerir que seja aplicado também na minha região”, emendou Vladimir Garcia, morador do Recanto Vital Brasil.

O Secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor de Albuquerque, que acompanhou o grupo, destacou a importância da medida: “A Prefeitura continuará buscando recursos para dar uma solução mais definitiva para as vias não pavimentadas, mas procurou uma alternativa que consiga melhorar a qualidade de vida da população que vive nas chácaras. Acreditamos que esse revestimento será um grande benefício para todos”.

Nos próximos dias, os moradores devem se manifestar, concordando ou não com a aplicação do óleo de xisto. Depois disso, se a resposta for positiva, a Prefeitura entrará com o processo para adquirir o produto, que será aplicado pelas próprias equipes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Obras.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.