NOTÍCIA ANTERIOR
Imensidão dos cânions
PRÓXIMA NOTÍCIA
Guarujá além do verão
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2007 | Turismo
Pelas águas de Lindóia
Para quem gosta de natureza, aliada a esportes de aventura e vida rural, Águas de Lindóia é o destino. Cercada pelos picos e montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade – localizada a 150 km de São Paulo, pela rodovia Fernão Dias – faz parte do Circuito das Águas, ao lado de Lindóia, Socorro, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Jaguariúna e Serra Negra.

No entanto, o que mais chama a atenção é o clima seco: quente durante o dia, principalmente à tarde, com temperaturas passando dos 22ºC mesmo durante o inverno. Após as 18h, no início da noite, já é comum se buscar roupas mais quentes, pois os termômetros costumam apresentar queda de 2 a 4ºC por hora.

A estância ainda é mais conhecida pelo público da terceira idade, por conta da crenoterapia – terapia com águas minerais. O Balneário Municipal é uma das soluções mais saudáveis para a prevenção ou tratamento de cálculos renais, ácido úrico, eczemas, cefaléias, artrites, reumatismos e problemas circulatórios, além de ser um excelente tônico para o rejuvenescimento da pele.

O município, porém, também tem se esforçado para atrair o público jovem. E tem conseguido. Hoje, a noite já conta com alternativas como pubs, bares com música ao vivo e encontros na praça central, a Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx e considerada uma das atrações da estância. (O repórter viajou a convite da Prefeitura de Águas de Lindóia)

=> Adrenalina morro abaixo

Entre as opções de aventura, o Morro Pelado não pode ser deixado de lado. Com 1.400 metros de altitude, do topo da montanha é possível avistar todas as cidades vizinhas de Águas de Lindóia.

O morro fica próximo à divisa com Minas Gerais, além de contar com uma plataforma de vôo livre. Foi no topo do Pelado que as tropas paulistas se precaviam de ataques mineiros durante a Revolução de 1932.

Para quem gosta de sentir o ar puro das matas, nada melhor que o Circuito das Montanhas. Um passeio de oito quilômetros que começa pela Represa Cavalinho Branco e passa pelo Recanto dos Nefelibatas (ótimo local para cavalgadas), Morro Pelado, Bairro dos Coutos e pelo Bairro do Brejal.

A caminhada pode ser feita a pé, a cavalo, de charretes ou automóvel, de preferência começando bem ao raiar do dia, caso o passeio seja feito a pé.

Passeios a cavalo e visitas a ranchos, todos com a mais deliciosa comida caseira, também são essenciais na visita a Águas de Lindóia. Porém, quem curte mais aventuras não pode deixar de conhecer o Lindóia Aventura e o Jeep Trilha.

Rafting, tirolesa aquática, rapel negativo, cascading, arvorismo, miniarvorismo, trekking, vôo livre, trilhas ecológicas e paint ball fazem parte do dia-a-dia do pessoal do Lindóia Aventura.

As atividades ocorrem dentro da propriedade, de cerca de 20 mil metros quadrados. Já o rafting e o cascading são realizados fora do parque, e o vôo livre ocorre no Morro Pelado.

O passeio de jipe, por sua vez, é realmente para quem está disposto a enfrentar aventura, e das mais fortes. Existem locais, no meio da mata virgem, que o mais leigo no assunto acreditaria que nem uma bicicleta passaria, quanto mais um jipe. Vale a pena, pelo menos para quem gosta de adrenalina.

Por Bignardi Junior - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.