NOTÍCIA ANTERIOR
Passes de trem
PRÓXIMA NOTÍCIA
Marias-fumaças resgatam história brasileira
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/09/2007 | Turismo
Pela Serra da Graciosa
Depois das Cataratas do Iguaçu, a chamada Litorina – trem que liga Curitiba a Paranaguá – é o segundo equipamento turístico que mais atrai visitantes ao Paraná. E não é para menos: durante o trajeto, o passageiro vislumbra um dos mais belos cenários da Serra do Mar, em 68 quilômetros de muito verde, trilhos sobre penhascos, túneis e viadutos.

Para os marinheiros de primeira viagem, uma dica: de Curitiba até Morretes, você terá as melhores vistas se sentar do lado esquerdo do trem e, na volta, do direito. Mas seja qual for o assento, será fácil flagrar espécies típicas da Mata Atlântica, como pau-brasil e jequitibá, além de arranjos especiais de hortênsias e uma série de cachoeiras escondidas em meio às montanhas.

O trajeto até Morretes dura cerca de três horas, com opção de estender-se por mais uma hora até Paranaguá aos domingos.

Em 1997, quando a Serra Verde Express assumiu as operações da linha turística, 51 mil pessoas eram transportadas por ano, número que chegou a 128 mil em 2006 (sendo 20% estrangeiros) e que deverá crescer para 150 mil de acordo com as metas da empresa.

Noite - Uma vez por mês, a Serra Verde Express promove um roteiro noturno de Litorina com destino à cidade de Piraquara. O passeio, de aproximadamente três horas, começa na estação de Curitiba, com coquetel e música ao vivo.

Depois, o trem parte para o município vizinho, onde o restaurante Obra-Prima oferece um jantar especial. No menu, rondeli ao molho branco com castanhas, capelete ao sugo, escalope ao molho madeira, salmão ao molho de maracujá e o mais tradicional prato da região: o barreado. Para a sobremesa, strudell de maçã e ovos nevados.

As próximas saídas noturnas estão agendadas para os dias 14 de setembro, 10 de outubro, 17 de novembro e 7 de dezembro.

Brasil terá trem de luxo

Recentemente, Curitiba foi palco do lançamento oficial da Great Brazil Express, primeiro trem de luxo nacional que deverá iniciar suas atividades ainda este ano com duas opções de roteiros, uma de oito e outra de dez dias. A viagem partirá de avião do Rio de Janeiro e passará por 11 municípios do Paraná, incluindo Foz do Iguaçu.

Além dos 500 quilômetros de percurso em via férrea, entre Castro e Cascavel, o pacote inclui trajetos de ônibus, avião e Litorina contemplando importantes cartões-postais do País, como o morro do Corcovado, no Rio, e as paranaenses Santa Felicidade, Vila Velha, Guartelá, Itaipu e Cataratas do Iguaçu.

Fruto de uma parceria entre a Serra Verde Express, a HigiServ e a agência de viagens belga Transnico International, especializada em pacotes ferroviários ao redor do mundo, o projeto envolve investimentos na casa dos R$ 2 milhões.

Como o foco principal é atrair estrangeiros ao País, neste mês haverá um lançamento no exterior do produto, em Deauville, na França.

Para se adequar ao padrão de luxo, cada vagão terá decoração especial inspirada na fauna e flora brasileiras, ar refrigerado, bar, janelas panorâmicas e outros serviços similares à primeira classe de um vôo internacional.

Juntas, as duas litorinas transportarão 60 pessoas, com inauguração prevista para novembro. Inicialmente será uma viagem por mês, mas o objetivo é de chegar a quatro mensais ainda no primeiro semestre de 2008.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.