DATA DA PUBLICAÇÃO 13/03/2011 | Geral
Pedágio do Rodoanel começa em julho
As praças de pedágio do trecho Sul do Rodoanel, que cortaSão Bernardo, Santo André e Mauá no ABCD, passarão a funcionar a partir dejulho deste ano. O consórcio SPMAR, que vai explorar o trecho Sul e executar asobras do trecho Leste, assinou nesta quinta-feira (10/03) a concessão das obrase operação. O consórcio, que pertence ao Grupo Bertin, teria até seis meses apartir da assinatura do contrato para fazer obras de revitalização e ajustes notrecho Sul, até o início da operação e cobrança do pedágio. No entanto, aprevisão da empresa é de, no máximo, quatro meses.
O valor fixado no edital em julho de 2009 para as tarifas éde R$ 2,20 (valor arredondado), mas deverá sofrer reajuste baseado nas taxas deIPCA de 2010 e 2011 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A partirda cobrança em vigor, a empresa terá 36 meses para concluir a construção detodo o trecho Leste, que deverá ser entregue em março de 2014.
De acordo com o diretor executivo da SPMAR, Marcelo deAfonseca, os primeiros passos para a construção do trecho Leste já foram dados,e dizem respeito às desapropriações de propriedades particulares. “Contratamosuma empresa de assistência social e faremos o possível para negociar os valoressem causar grandes transtornos para as famílias, pois sabemos que haverá umimpacto social nas áreas, e para os prazos da obra”, disse Afonseca.
Em todo o trecho, cerca de mil famílias serão removidas,número próximo ao de remoções do trecho Sul, que mesmo após a inauguração aindapossui processos de desapropriação emperrados na Justiça e famílias morando emáreas isoladas, como é o caso do Jardim Oratório, em Mauá. Desapropriações,compensações ambientais e execução das obras serão feitas pela SPMAR e não hádefinição por qual município as obras serão iniciadas.
Empregos - Ainda de acordo com o diretor executivo do SPMAR, nospróximos quatro meses serão feitas obras de revitalização do pavimento,drenagem, instalação de câmeras de vídeo, entre outras. Entre a operação dotrecho Sul e a construção do Leste, a empresa prevê a geração de 32 milempregos. A previsão de arrecadação com pedágio este ano é de R$ 40 milhões.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, prevê que novasparcerias com o setor privado nos mesmos moldes do contrato poderão acontecerpara a construção do trecho Norte do Rodoanel. “O Estado não deve ser executorde todas as obras. O setor privado tem mais agilidade para essas grandes obrase é uma parceria saudável. Devemos regulamentar e fiscalizar para que tudoocorra dentro do previsto nos editais”, afirmou.
O Trecho Leste contará com 43,5 quilômetros de extensão epercorrerá seis municípios da Região Metropolitana: Ribeirão Pires, Mauá,Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá, ligando o trecho Sul do Rodoanel àsrodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. A via seguirá os modelos já emoperação, com quatro faixas de circulação e limite de velocidade de 120 km/h. Opercurso contará com 14 pontes e quatro túneis.
O valor fixado no edital em julho de 2009 para as tarifas éde R$ 2,20 (valor arredondado), mas deverá sofrer reajuste baseado nas taxas deIPCA de 2010 e 2011 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A partirda cobrança em vigor, a empresa terá 36 meses para concluir a construção detodo o trecho Leste, que deverá ser entregue em março de 2014.
De acordo com o diretor executivo da SPMAR, Marcelo deAfonseca, os primeiros passos para a construção do trecho Leste já foram dados,e dizem respeito às desapropriações de propriedades particulares. “Contratamosuma empresa de assistência social e faremos o possível para negociar os valoressem causar grandes transtornos para as famílias, pois sabemos que haverá umimpacto social nas áreas, e para os prazos da obra”, disse Afonseca.
Em todo o trecho, cerca de mil famílias serão removidas,número próximo ao de remoções do trecho Sul, que mesmo após a inauguração aindapossui processos de desapropriação emperrados na Justiça e famílias morando emáreas isoladas, como é o caso do Jardim Oratório, em Mauá. Desapropriações,compensações ambientais e execução das obras serão feitas pela SPMAR e não hádefinição por qual município as obras serão iniciadas.
Empregos - Ainda de acordo com o diretor executivo do SPMAR, nospróximos quatro meses serão feitas obras de revitalização do pavimento,drenagem, instalação de câmeras de vídeo, entre outras. Entre a operação dotrecho Sul e a construção do Leste, a empresa prevê a geração de 32 milempregos. A previsão de arrecadação com pedágio este ano é de R$ 40 milhões.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, prevê que novasparcerias com o setor privado nos mesmos moldes do contrato poderão acontecerpara a construção do trecho Norte do Rodoanel. “O Estado não deve ser executorde todas as obras. O setor privado tem mais agilidade para essas grandes obrase é uma parceria saudável. Devemos regulamentar e fiscalizar para que tudoocorra dentro do previsto nos editais”, afirmou.
O Trecho Leste contará com 43,5 quilômetros de extensão epercorrerá seis municípios da Região Metropolitana: Ribeirão Pires, Mauá,Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá, ligando o trecho Sul do Rodoanel àsrodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. A via seguirá os modelos já emoperação, com quatro faixas de circulação e limite de velocidade de 120 km/h. Opercurso contará com 14 pontes e quatro túneis.
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