NOTÍCIA ANTERIOR
Atenção Comunidade Ecofashion no Grande ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empregados da TRW ameaçam greve
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/05/2013 | Cidade
Pé na estrada rumo ao Estado de Goiás
Pé na estrada rumo ao Estado de Goiás Foto: Tiago Silva/DGABC
Foto: Tiago Silva/DGABC
A agenda da Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá está agitada para o feriado de Corpus Christi, a partir de amanhã. O grupo irá aproveitar os próximos dias para se apresentar em diferentes áreas do Estado de Goiás. Os 72 integrantes, acompanhados do Coral das Comunidades, juntam suas malas hoje, a partir das 20h30, em frente à Igreja Matriz de Mauá, para partir em um ônibus e um micro-ônibus em nova excursão.

A base dos músicos será na cidade de Trindade, conhecida por acolher romeiros vindos de diversos pontos do País - por isso o apelido de Capital da Fé. Eles chegam na quinta-feira, após cerca de 16 horas de estrada. "Fomos convidados no ano passado para participar do programa Brasil Caipira (da TV Senado), mas não pudemos ir. Como queríamos ir para Brasília, a ideia continuou. Decidimos nos mobilizar para seguir nessa jornada. Cada um foi pagando sua passagem aos poucos", explica o maestro João Aletto.

No primeiro compromisso, desembarcam sexta-feira em Brasília. Eles fazem parte das atrações que irão celebrar o aniversário de 43 anos da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Versões de composições sacras e performance da orquestra de flautas doces chamam a atenção em todas as visitas à igrejas. Após a missa solene especial, revelarão repertório com canções que remetem ao folclore nacional, casos de 'Prenda Minha', 'Uirapuru' e 'Calix Bento', e populares músicas regionais, entre elas 'Asa Branca', 'Chalana' e 'Romaria'. O acervo servirá de base para a pequena turnê.

A passagem pela Capital Federal promete render algumas fotos. Cortejos de berrantes marcarão passagens pelo Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Estádio Mané Garrincha, inaugurado neste mês.

O grupo retornará para Trindade, onde será convidado especial em missa no Santuário Velho do município. "Preferimos tocar em lugares menores porque o clima é diferente. As pessoas ficam mais perto e até a acústica fica melhor, já que não usamos aparelhagem de som", comenta Aletto.

No mesmo dia, a orquestra corre para se apresentar à noite na Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, em Goiânia. O clima de festa junina irá marcar presença em evento chamado Festa da Comunidade. O objetivo é voltar para São Paulo por volta das 23h.

A próxima viagem está marcada para janeiro, quando levarão a união das violas e berrantes para Argentina e Uruguai.

Por Luís Felipe Soares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.