NOTÍCIA ANTERIOR
Várzea dá exemplo em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após proposta de alterar estrutura administrativa, PRB de Mauá desiste da Pasta de Cultura e Esporte
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/03/2015 | Cidade
PCdoB posterga posição para 2016
PCdoB posterga posição para 2016 Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
O diretório do PCdoB de Mauá vai postergar a decisão de disputar ou não a Prefeitura local na eleição de 2016. Pressionados a se posicionar agora pelo prefeito Donisete Braga (PT), os comunistas se apoiam em uma resolução interna que determina que municípios com mais de 200 mil habitantes (são 450.776 vivendo em solo mauaense) devem submeter o planejamento eleitoral ao comando estadual do partido.

“A decisão de ter a candidatura a prefeito não cabe só ao diretório municipal. E, até agora, nós não fizemos essa discussão. O que estamos fazendo é organizar a chapa proporcional para conseguir eleger vereadores. Estamos trabalhando com a hipótese da reforma política em discussão no Congresso proibir as coligações, o que nos força a ter um grupo de candidatos fortes”, explicou o comandante do PCdoB em Mauá, João Gaspar.

A cobrança de Donisete ocorre para que o deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) declare apoio ao projeto de reeleição e evite que ele volte a se candidatar a prefeito. Em 2012, o comunista disputou o pleito pelo PPS, ficou em terceiro lugar e apoiou o petista no segundo turno contra a também parlamentar paulista Vanessa Damo (PMDB).

“É legítimo o prefeito construir sua candidatura de reeleição. Nós estamos na base de sustentação do Donisete e queremos seguir até o fim do mandato. Agora, o acordo eleitoral para 2016 envolve outra condição, outra conversa. O PCdoB cresceu, elegeu um deputado estadual e tem outro peso político”, contextualizou Gaspar.

Atila se posicionou na mesma linha do comando local do partido. “Eu tenho palavra e o Donisete também. O PCdoB está na base e vamos seguir. Só acho estranha essa movimentação, porque não temos intenção de romper com o PT”, declarou.

O deputado ainda destacou que os dois partidos são aliados históricos e vão definir o rumo eleitoral em comum acordo. “Nas palavras do (presidente estadual da sigla, o deputado federal) Orlando Silva, o planejamento eleitoral de cidades em que PT e PCdoB têm condições de disputar a prefeitura será feito em conjunto, com a presença do (mandatário paulista dos petistas) Emidio (de Souza)”, explicou, lembrando que em Jundiaí, cidade comandada pelo comunista Pedro Bigardi, que vai tentar reeleição e discute composição com um potencial candidato do PT.

Donisete não quis comentar as declarações.

Por Gustavo Pinchiaro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.