NOTÍCIA ANTERIOR
Elton John e o marido serão homenageados por militância gay
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teatro Fernando Torres apresenta ''Elvis Presley'' dia 09 de Outubro
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2014 | Cultura
Paulo Werneck continua como curador da Flip em 2015
Nome do jornalista e editor foi anunciado pela organização nesta sexta-feira.

Ele já comparou a edição deste ano a festival de rock e exaltou diversidade.


O jornalista e editor Paulo Werneck, 36, foi anunciado nesta sexta-feira (3) como curador da edição 2015 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ele já exerceu a função neste ano, que ficou marcada pela forte presença de humoristas e de convidados que não escritores. Sintomaticamente, o evento se encerrou com um manifesto do líder ianonâmi Davi Kopenawa.

No comunicado divulgado nesta sexta, a organização destaca que "Werneck incluiu na programação representantes de uma nova geração de autores brasileiros e estrangeiros e aprofundou o diálogo da literatura com outras áreas da produção cultural, como humorismo, arquitetura, jornalismo e antropologia".

Sobre os planos para a próxima Flip, Werneck afirmou, por meio de nota que "em 2014, a Flip se abriu, ao mesmo tempo, para a cidade e para o público que estava fora de Paraty". E antecipou: "Esse é um movimento sem volta. Em 2015, vamos conservar esse espírito livre e afetuoso que é a marca dos grandes momentos de todas as Flips".

Ainda durante a Flip 2014, que aconteceu entre 30 de julho e 3 de agosto, o nome de Werneck era cotado para a curadoria da próxima edição. Em entrevista coletiva, Mauro Munhoz, o diretor-presidente da Associação Casa Azul, organizadora do evento, havia afirmado que "em dois ou três meses" o curador seria confirmado.

Na ocasião, Werneck disse que a festa "se mostrou aberta à inovação" e que aquela foi "a Flip das Flips". Destacou ainda a escolha de convidados não-escritores: "Flip é um festival de rock praticamente, a gente vê namorado abraçado, sorveteiro, cachorro, cadeira de praia, isopor", enumerou. "Acho que a gente conseguiu oferecer muitos ângulos, portas de entrada para o público."

Antes de entrar para o time da Flip, Paulo Werneck foi responsável pela implantação do caderno “Ilustríssima”, do jornal “Folha de S. Paulo”, do qual foi editor durante três anos, até agosto de 2013. É também tradutor literário e coautor do livro “Cabras – Caderno de viagem”, com Antonio Prata, Chico Mattoso e Zé Vicente. Além disso, trabalhou durante 11 anos nas editoras Companhia das Letras e Cosac Naify, como editor de literatura.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.