NOTÍCIA ANTERIOR
Moro diz que é ''intolerável'' pressão de advogados sobre autoridades políticas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Kassab assina acordo de R$ 44 mi em Rio Grande
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/02/2015 | Política
Passe livre para metrô e CPTM já vale a partir desta quinta-feira
Passe livre para metrô e CPTM já vale a partir desta quinta-feira Gratuidade para estudantes em metrôs, trens da CPTM, trólebus e ônibus da EMTU foi sancionada nesta quinta-feira (19/02). Foto: Andris Bovo
Gratuidade para estudantes em metrôs, trens da CPTM, trólebus e ônibus da EMTU foi sancionada nesta quinta-feira (19/02). Foto: Andris Bovo
Já o benefício para usuários de trólebus e ônibus intermunicipais só entra em vigor daqui a 30 dias

O passe livre para estudantes que utilizam o metrô e trens da CPTM na Região Metropolitana passa a valer a partir desta quinta-feira (19/02). Já os usuários dos ônibus intermunicipais e dos trólebus, gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) terão que esperar 30 dias para ter acesso ao benefício. No caso do sistema metroferroviário, o benefício da gratuidade será operado pelo Sistema de Cartão Bilhete Único, expedido pela SPTrans. (confira mais informações abaixo)

A gratuidade, apesar de restritiva, já que não abrange alunos do Interior do Estado, foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta quinta-feira (19/02).

De acordo com o governo do Estado, o prazo de implantação é maior para a CPTM, já que será necessário “criar os mecanismos tecnológicos” para operar o sistema, ajustando o Cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano).

De fora - De acordo com o governo do Estado, cerca de 615 mil estudantes das quatro regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte) poderão utilizar a gratuidade para frequentar as aulas. Mesmo com o protesto dos deputados estaduais opositores, que durante a aprovação da medida pela Assembleia solicitaram a extensão do benefício aos alunos do Interior, o governador não reviu a proposta.

Como se cadastrar - Diferentemente do ABCD, onde a gratuidade das passagens de ônibus serve para todos os estudantes das escolas e universidades públicas e particulares, o governador do Estado concederá o benefício nos trens e ônibus intermunicipais apenas para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas.

Já entre universitários, o Estado concederá o benefício a estudantes de instituições públicas que tenham a renda per capita familiar limitada em até um salário mínimo e meio (R$ 1.182), além de alunos de universidades particulares integrantes do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

De acordo com o governo do Estado, os estudantes têm direito a 48 viagens gratuitas, não acumulativas. Ou seja, devem ser usadas dentro do próprio mês de concessão.

O passe livre estudantil para trens e metro será concedido mediante cadastro enviado pela instituição de ensino e declaração de comprovação de renda do aluno. Os estudantes que ainda não se cadastraram para receber a gratuidade no Cartão Bilhete Único terão que atualizar o registro, comprovando se enquadrar nos parâmetros estipulados pelo governo do Estado.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.