NOTÍCIA ANTERIOR
TCE rejeita contas de Damo de 2007
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia detém acusado de roubo de carga em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2009 | Cidade
Participantes do Desafio evitam arriscar e ficam no texto corrido
Entre os participantes do Desafio de Redação há aqueles que praticam a escrita como um hobby. Letras de música e poesias são os tipos de textos preferidos desses estudantes nas horas vagas. Mas, apesar de terem a possibilidade de escolher entre poema ou prosa na hora de discorrer sobre o tema do concurso neste ano - Água: A Vida do Planeta -, muitos preferem não arriscar e usam texto corrido. Isso porque desta forma é mais fácil de expor as ideias.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio na EE Visconde de Mauá, em Mauá, Paula Napomucena, 15 anos, disse que começou a escrever pois precisava melhorar a caligrafia, e acabou tomando gosto pela palavra escrita. Um de seus passatempos é produzir letras de música, mas para o Desafio, ela redigiu um texto em prosa. "Acredito que no texto corrido eu tenho mais possibilidades de expor o que eu penso sobre um tema."

Também do 1º ano, Tamires Vilela, 15, culpou o nervosismo pelo fato de ter optado pelo texto em prosa. "Gosto de escrever poemas, letras de música e comentários de livros. Escrevo muito, mas acho que fiquei um pouco nervosa, e escolhi prosa mesmo."

Denise de Almeida, professora de Língua Portuguesa da EE Maria Aparecida Damo Ferreira, explica que essa preferência varia de acordo com a faixa etária do aluno: até a 7ª série, predominam a ficção e os poemas. Conforme a idade avança, no entanto, eles passam a optar pelos textos dissertativos, pois podem assim expor suas opiniões.

Suelen Olocas, 11, fez sua redação em versos. "Gosto de escrever poesias, porque nelas fica mais fácil de demonstrar o que eu sinto."

Promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, o Desafio de Redação irá premiar as melhores redações de estudantes da região. Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro. Entre os prêmios disponíveis estão televisores, bicicletas e computadores, além da bolsa de estudos de Ensino Superior.

Por Evandro Enoshita - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.