NOTÍCIA ANTERIOR
Represa vira cachoeira no Caminho do Itupava
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nas Minas Gerais
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/05/2008 | Turismo
Parques do Rio de Janeiro concentram quedas d'água
O Estado do Rio de Janeiro, rico por suas belezas diversificadas de praias e serras, também não fica de fora e abriga algumas quedas d' água com o nome Véu de Noiva.

Parnaso
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), cuja região concentra os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé, tem duas cachoeiras Véu de Noiva. ambas no traçado Petrópolis-Teresópolis.

De acordo com Ernesto Viveiro, chefe do parque, a de Petrópolis tem aproximadamente 35 metros de queda enquanto a de Teresópolis possui 20 metros de altura e uma bela paisagem.

A Serra está localizada na região de maior índice pluviométrico do Estado. O pico do Dedo de Deus, a 1.692 metros de altura e a Pedra do Sino, a 2.263 metros - o ponto mais alto - são outras atrações do local.

As áreas de uso público incluem centro de visitantes, piscina natural, camping, abrigo (localizado a 200 metros da Pedra do Sino) e trilha suspensa com 600 metros de extensão e mirantes.

O Parnaso ainda concentra trilhas para pequenas caminhadas, de 10 a 30 minutos ou mais longas, na parte alta.

Itatiaia
O primeiro parque nacional do País, criado em 14 de junho de 1937 pelo presidente Getúlio Vargas, nas divisas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, esbanja uma mata rica em espécies de árvores, cachoeiras, picos de vista panorâmica, centenas de aves e animais, como o caxinguelê, uma espécie de esquilo símbolo do local, pacas, lagartos, preguiças, macacos e porcos-do-mato.

O Parque Nacional do Itatiaia é dividido em duas regiões. A parte baixa, com acesso calçado, concentra o museu da Fauna e da Flores, hotéis e cachoeiras, como a Véu de Noiva. A queda tem 40 metros e sua água é transparente e de baixa temperatura, propícia para banhos.

A parte alta é ideal para os aventureiros, com estrada de terra precária. É lá que ficam os picos das Prateleiras, as pedras da Tartaruga e Maçã e o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altura, um dos mais altos do Brasil.

O acesso para a parte baixa ocorre pelo quilômetro 318 da Rodovia Via Dutra, em Itatiaia; para chegar na parte alta é preciso pegar a Rodovia Rio-Caxambu, no quilômetro 330 da Via Dutra, em Engenheiro Passos.

Por Christiane Ferreira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.