NOTÍCIA ANTERIOR
Ribeirão Pires terá taxa para Corpo de Bombeiros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escolas poderão receber unidade móvel do Rodoanel
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/09/2009 | Setecidades
Parques da região não têm ambulatório
Os moradores do Grande ABC que têm o costume de fazer caminhada ou corrida nos parques da região convivem com o risco de precisar de auxílio médico e ambulâncias nas áreas verdes e não o encontrar. De cinco endereços visitados pelo Diário na última semana, apenas dois possuíam ambulatório com enfermeiros de plantão.

Nos parques Central e Celso Daniel, em Santo André, e do Paço, em Diadema, o resgate de alguém que passa mal enquanto se exercita acaba ficando a cargo do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Nos Parques Cidade de São Bernardo, na cidade de mesmo nome, e Chico Mendes, em São Caetano, o atendimento é feito em ambulatórios.

Em Santo André, o Parque Celso Daniel, no bairro Campestre, e o Parque Central, na Vila Assunção, não possuem qualquer tipo de atendimento médico. "Quando tem ocorrência de alguém passando mal, a gente chama o Samu. Se precisar, o guarda-civil pode ajudar a dar os primeiros socorros", afirma um guarda que trabalha na segurança do Parque Celso Daniel, que pediu para não ser identificado.

Um policial militar que fazia ronda no Parque Central quarta-feira conta que, mesmo quando há shows no parque, falta atendimento médico. A proximidade com o Hospital Mário Covas acaba sendo utilizada como justificativa para a falta de ambulatório, segundo frequentadores do local. A Prefeitura de Santo André não respondeu ao pedido do Diário de informações sobre a instalação de enfermarias nos parques do município.

Diadema é outra cidade com falta de atendimento destinado aos praticantes de esporte que se sintam mal por algum motivo. O Parque do Paço, no Centro, também sofre com a falta de um posto médico equipado.

Um funcionário admite que o parque tem um projeto para construir um ambulatório ao lado de uma guarita de segurança na entrada do local. A Prefeitura de Diadema informou que a colocação de ambulâncias com equipe médica de plantão em parques públicos fica restrita aos dias em que as áreas verdes recebem eventos que atraem públicos grandes, como shows.

Pronto atendimento - Os frequentadores do Parque Cidade de São Bernardo, no município homônimo, e do Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, encontram enfermeiros nos ambulatórios montados para oferecer os primeiros socorros. A Prefeitura de São Bernardo informa que "disponibiliza serviço médico com profissionais de saúde nos parques Engenheiro Salvador Arena, Raphael Lazzuri e Parque da Juventude de Esportes Radicais."

A Prefeitura de São Caetano comunicou que possui uma ambulância que fica todos os dias no Chico Mendes, parque de maior circulação da cidade, e dá apoio às outras áreas verdes.

"Sem dúvida nenhuma é importante ter um serviço de apoio ambulatorial nos parques e em qualquer lugar público", diz Antônio Cláudio de Oliveira, diretor de enfermagem do Cetes/HCor (Centro de Ensino, Treinamento e Simulação do Hospital do Coração).

Por Tiago Dantas - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.