NOTÍCIA ANTERIOR
Mateus Prado acusa Atila de copiar suas ideias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Idosas celebram dia das Mães com exposição de artesanato
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/05/2012 | Cidade
Parque das Américas recebe projeto Comunidade Segura
Parque das Américas recebe projeto Comunidade Segura Representantes das forças de segurança conversaram com moradores do Parque das Américas. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Representantes das forças de segurança conversaram com moradores do Parque das Américas. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Reunião contou com mais de 50 moradores, que apresentaram demandas e sugestões para melhorar a convivência no bairro

Representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e moradores do Parque das Américas estiveram juntos, nesta terça-feira (7), no salão da Igreja São Felipe, para debater situações identificadas no cotidiano do bairro que representam riscos à população e ter respostas sobre prazos e ações possíveis. Em março, a atividade foi realizada no Parque São Vicente, que apresentou redução nos indicadores de criminalidade.

No Parque das Américas, foram denunciadas ocorrências como perturbação do sossego público, tráfico de drogas e direção perigosa. Inicialmente, foi explicado que as reuniões nos bairros têm o objetivo de consolidar o projeto Comunidade Segura, em que representantes do poder público e das forças de segurança podem trocar informações diretamente com os moradores. Depois do primeiro encontro, é desenvolvido um plano de trabalho para conter a violência e a criminalidade, a curto, médio e longo prazos. Após 30 dias, há uma segunda reunião para falar sobre o planejado e fazer um balanço das atividades e resultados.

Os moradores conheceram o funcionamento Observatório de Segurança e do GGIM, que se reúne mensalmente e em ocasiões extraordinárias, para avaliar a segurança na cidade. Haverá um reforço no monitoramento feito pela Guarda Civil Municipal nos equipamentos públicos para evitar ocorrências. Em seguida, o tenente Fernando, representante do comando do 3ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar, lembrou que é fundamental o registro de Boletim de Ocorrência. “A PM não tem como estar onipresente, por isso o policiamento é feito por intermédio de planejamento”, que se baseia nas estatísticas provenientes dos boletins.

Segundo o padre Lourenço, “os fiéis falam sobre problemas com o tráfico de drogas e também temos que ajudar estas pessoas a sair do vício.” Diversos setores da Prefeitura já desenvolvem atividades que resultam na sensação de segurança, como qualificar a iluminação pública, feito pela Secretaria de Obras, e limpar e urbanizar a cidade, das secretarias de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano, que faz cada cidadão e sua família se sentirem à vontade para ocupar os espaços de uso comum, o que inibe a presença da marginalidade, por exemplo.

O delegado do 2º distrito da Polícia Civil, Walter Possari, explicou que os plantões noturnos e de final de semana são localizados no 1º DP, que “conta com efetivo reforçado para atender às ocorrências nestes horários”, quando os demais distritos estão fechados. Esta foi a resposta para os moradores que estiveram presentes e que compartilhavam da mesma dúvida sobre o funcionamento do serviço, cujo horário é determinado pelo Governo do Estado. Ele falou ainda de duas prisões realizadas na semana que passou, de indivíduos que haviam assaltado uma padaria no bairro.

Os moradores também tomaram conhecimento do projeto de implantação do Sistema de Monitoramento Eletrônico de Segurança, com a instalação, inicialmente, de 25 câmeras em locais com registro de ocorrências criminais. A próxima reunião está agendada para o dia 04 de junho, no mesmo local.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.