NOTÍCIA ANTERIOR
Investidor prefere poupança e imóvel
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polo de Design Show apresenta novidades no Pavilhão Vera Cruz
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2012 | Economia
Parcerias estimulam Polo de Cosméticos de Diadema
Parcerias estimulam Polo de Cosméticos de Diadema Empresas do Polo de Cosméticos terão oportunidade de investir em pesquisa na área de inovação. Foto: Amanda Perobelli
Empresas do Polo de Cosméticos terão oportunidade de investir em pesquisa na área de inovação. Foto: Amanda Perobelli
Financiamento em linha de pesquisa e inovação são as novidades anunciadas para as empresas

Novas ações para estimular o desenvolvimento de produtos no Polo de Cosméticos de Diadema estão em discussão entre representantes da Prefeitura e a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O objetivo é criar encontros para que os empresários se interessem em conhecer projetos e investir em inovação tecnológica deste mercado em ascensão.

Uma das novidades apresentadas aos empresários do ABCD é a parceria firmada em julho entre o Itehpec ( Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e o IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que possibilita a realização de pesquisas em inovação tecnológica com financiamentos em até 90%.

Os projetos apresentados às instituições devem envolver linhas de pesquisas nas áreas de microtecnologia e metrologia 3D, nanotecnologia e biotecnologia e podem ser desenvolvidos individualmente ou coletivamente entre empresas. A parceria, válida por dois anos, conta ainda com a participação do governo federal, por meio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

“Esta parceria ainda é pouco conhecida e pode ser o diferencial para muitas empresas da Região. Pretendemos realizar eventos que aproximem o contato do empresário com informações deste mercado como a deste projeto. Estamos nos reunindo com a Abihpec e em breve devemos montar uma agenda com ações”, afirmou o secretário de desenvolvimento econômico de Diadema, Luis Paulo Bresciani.

Polo - Cerca de 50 empresas fabricam cosméticos em Diadema, e outras 40 participam da cadeia produtiva com o fornecimento de embalagens e matéria-prima. Em 2004 foi criado o Polo que ajudou a fortalecer as empresas. O papel da Prefeitura foi o de articular encontros para fomentar o setor. E agora, novamente, a Administração procura incentivar este mercado.

“Buscamos caminhos para indicar aos empresários maneiras de potencializar o setor. Este mercado está em ascensão e o Brasil é um dos principais países em destaque. Queremos motivar o empresário da Região a se tornar mais competitivo, investir em projetos de desenvolvimento de novos produtos como com a nanotecnologia”, afirmou Bresciani.

Curso - O curso de produçãoo de cosméticos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) previsto para este segundo semestre de 2012 também foi desenvolvido para atender a demanda de profissionais do município.

O professor Angelo Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior de Graduação da Fatec afirmou que a montagem da grade teve auxílio de empresa do setor. “O curso irá capacitar a mão de obra local e vamos ter quatro plantas pilotos de produção de materiais sólidos como lápis e batom, fludos, pastosos e voláteis”, explicou.

Formação - A ideia de criar uma associação entre as empresas do setor nasceu na administração do então prefeito, José de Fillippi Jr (PT). Com o incentivo do poder público, a expectativa era que as indústrias crescessem e gerassem mais empregos e negócios na cidade.

Em 2004 foi criado o Polo que ajudou a fortalecer as empresas. Porém, a perda do apoio da Prefeitura e saída de algumas empresas da associação o enfraqueceu. Com as perspectivas de novos encontros articulados pela Administração, o setor deve novamente ser fomentado e ganhar força.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.