NOTÍCIA ANTERIOR
Empresas da Região exportam R$ 6,3 bilhões no 1º semestre
PRÓXIMA NOTÍCIA
Engavetamento fere duas pessoas em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/08/2012 | Cidade
Parceria previne desastres
Parceria previne desastres Deslizamento no morro do Macuco deixou cinco vítimas fatais em 2011. Foto: Amanda Perobelli
Deslizamento no morro do Macuco deixou cinco vítimas fatais em 2011. Foto: Amanda Perobelli
Projeto piloto com centro nacional de monitoramento se transforma em ação efetiva na Região

A parceria das prefeituras do ABCD com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, deixou de ser projeto piloto para virar ação efetiva. Desde o começo deste ano, a Região conta com monitoramento de áreas de risco para evitar tragédias como os deslizamentos que deixaram cinco mortos no Morro do Macuco, em Mauá, no verão de 2011.

A ação é realizada com base no mapeamento das áreas de risco dos sete municípios enviadas pelo Consórcio Intermunicipal no final de 2011 “O monitoramento cruza a fragilidade do solo com a chuva que está chegando, seu volume e intensidade. No verão passado, quando era projeto piloto, já recebemos alertas, agora é permanente”, explicou o secretário executivo do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano.

O ABCD também utiliza as informações meteorológicas disponíveis por meio do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo, do governo estadual, que monitora a intensidade das chuvas e níveis dos rios e córregos. Os alertas acontecem via internet e mensagem de celular.

Para prevenir incidentes causados pela chuva, o ABCD espera em breve contar com mapeamento integrado das áreas de risco. O Consórcio deve contratar até setembro a empresa responsável pelo estudo em Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os demais municípios já possuem plano de redução de riscos.

Para Caetano, a extinção das ocupações irregulares está entre as principais ações de prevenção. “O ideal é que os moradores sejam removidos gradualmente para áreas seguras e que novas ocupações não ocorram.”

O Cemaden é uma ferramenta de prevenção do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais – 2012-2014, lançado pela presidente Dilma Rousseff na última semana.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.