NOTÍCIA ANTERIOR
Museu de Londres dedica mostra a espaços de encontro e reflexão
PRÓXIMA NOTÍCIA
No RN, vento forte e mar sem ondas caracterizam praia
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2010 | Turismo
Paranapiacaba terá nova estação de trem
Após dez anos sem receber trens, a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, terá nova estação. A estrutura, que será edificada ao lado do antigo galpão das locomotivas na Parte Baixa, atenderá os passageiros do Expresso Turístico, que começa a operar em julho deste ano, antes do Festival de Inverno.

Nesta semana, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) levou o comboio que fará o trajeto Luz–Paranapiacaba, para que as últimas medições fossem feitas. A estação será utilizada em caráter provisório.

O Expresso Turístico foi viabilizado por meio de parceria entre prefeitura, CPTM, Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a MRS Logística. Os passeios serão quinzenais, aos domingos, com saída pela manhã da estação da Luz, com parada em Santo André, seguindo até a vila. O retorno ocorre no final da tarde.

O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Júnior, explicou que o equipamento pode ser utilizado por até quatro anos, o que dará tempo para a restauração do outro prédio. “Nossa intenção não é transformar o provisório em definitivo. Temos projeto aprovado pelo Iphan, que é o órgão federal de preservação, para as intervenções e agora estamos na fase de captação de recursos”, afirmou.
Mendes não soube estimar quanto será investido na construção da estação provisória, pois estão sendo utilizados materiais do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depav). “A estimativa é que sejam investidos R$ 2 milhões na reforma para a plataforma definitiva. “Temos convênio com a AMA Brasil e vamos buscar outros parceiros”, disse.

Pacote turístico
Com a chegada do trem, a secretaria está estudando colocar em prática a venda de pacotes turísticos para atender o novo público que visitará a vila. “Nossa ideia é que a pessoa tenha a opção de, ao comprar a passagem do trem, optar por passeios, como trilhas e visita aos museus de Paranapiacaba”, informou.

Segundo o secretário, a primeira viagem do trem depende ainda de agenda do governador Alberto Goldman. No entanto deve ser realizada no próximo mês. “Queremos que o trem chegue antes do Festival de Inverno”, reiterou Mendes.

Por Beatriz Prado - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.