NOTÍCIA ANTERIOR
Acessível apenas por rapel, maior caverna do mundo tem floresta e lago
PRÓXIMA NOTÍCIA
Passarelas nas Cataratas argentinas permitirão refazer passeio antigo
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2014 | Turismo
Paranapiacaba é indicada a Patrimônio Mundial
Paranapiacaba é indicada a Patrimônio Mundial Vila histórica está na lista indicativa de bens culturais brasileiros que poderão ser apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial. Foto: Adonis Guerra
Vila histórica está na lista indicativa de bens culturais brasileiros que poderão ser apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial. Foto: Adonis Guerra
Inclusão em lista indicativa foi feita pela Unesco ao Comitê do Patrimônio Mundial

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) incluiu a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André, na lista indicativa de bens culturais brasileiros que poderão ser apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial para avaliação para concorrer ao título de Patrimônio Mundial.

Também integram a lista o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (RJ), e o Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA).

De acordo com o Iphan, a lista é composta pela indicação de bens culturais, naturais e mistos, apresentados pelos países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco. Os bens culturais indicados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional contemplam o patrimônio histórico, arqueológico e ferroviário, além de importante área cultural e ponto turístico do norte brasileiro. Este posicionamento será apresentado ao Comitê do Patrimônio Mundial na sua próxima reunião, que neste ano ocorrerá em Doha, no Catar, em junho.

O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, recebeu a notícia de forma bastante otimista.

“Encaminhamos ao Iphan em meados do ano passado a documentação para retomar a candidatura a Patrimônio da Humanidade”, lembrou. Com a inclusão da Vila na lista indicativa pela Unesco, a Prefeitura aguardará a aprovação da candidatura pelo Comitê do Patrimônio Mundial para reiniciar os trâmites necessários. “Caso seja aprovada, retomaremos a candidatura iniciada em 2008, no governo do então prefeito João Avamileno, e abandonada pela administração passada. Acreditamos que os restauros garantidos com os recursos do PAC Cidades Históricas, do governo federal, fortalecem nossa candidatura”, conclui o secretário.

Patrimônio de Todos – Paranapiacaba: Patrimônio Cultural e Natural de Santo André para a humanidade. Este foi o slogan da campanha iniciada pela Prefeitura de Santo André quando houve o lançamento da candidatura da Vila a patrimônio da humanidade. À época, o governo entendeu que estava credenciado, pois a Vila teve seu patrimônio natural, histórico, tecnológico, urbanístico e arquitetônico reconhecido em 1987, pelo tombamento do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo); em 2002, pelo Iphan; e, em 2003, na esfera municipal, pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquítetônico-Urbanístícoe Paisagístico de Santo André).

Em 1994, a Unesco reconhece a importância da biodiversidade e dos ecossistemas da Mata Atlântica da região por meio da criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, contribuindo para a formação de um extenso corredor ecológico voltado à conservação e sustentabilidade ambiental.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.