NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo adere à energia solar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metalúrgicos do ABC alcançam marca de 100 mil trabalhadores
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/07/2008 | Economia
Paralisação nos Correios pode acabar nesta segunda
O governo federal espera ter resolvido o impasse entre os trabalhadores da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e a direção da estatal após a reunião de mais de oito horas realizada no sábado com o ministro das Comunicações Hélio Costa. A expectativa é que a proposta apresentada no encontro pelo representante do Executivo seja aprovada nas assembléias em todo o País, encerrando a greve que chega no 21º dia hoje.

Segundo o diretor de Imprensa do Sintect-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de São Paulo), Anderson Lima, as informações que chegaram a entidade é que a proposta apresentada por Costa contempla o adicional de risco de 30% reivindicados pelos trabalhadores, que deve beneficiar 43 mil carteiros em todo o País.

"Ainda não temos a posição oficial da federação, mas pelo o que chegou até nós, a oferta parece boa", avaliou o dirigente. Quanto ao restante da categoria, deve permanecer o abono de R$ 260 que os Correios pagam atualmente.

Segundo informações da ECT, ainda foi apresentado pelo ministro a possibilidade de reabertura das negociações do plano de cargos e salários da categoria em agosto - quando a classe entra em campanha salarial - e a retomada do pagamento dos benefícios sobre alimentação na seqüência do encerramento do movimento.

Quanto os dias parados, esses devem ser compensados utilizando o banco de horas, mas não descontados da categoria, conforme o aval do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi consultado durante as negociações pelo ministro.

A assembléia dos trabalhadores do Grande ABC será realizada no Centro da Capital hoje à tarde, junto com os funcionários da estatal da Grande São Paulo.

Justiça - O TST (Tribunal Superior do Trabalho), que realizou diversas reuniões entre os trabalhadores e a estatal para conseguir encerrar a greve, está otimista para o fim da paralisação com a oferta feita pelo Executivo e aguarda a homologação do acordo sobre o adicional ainda hoje, após as assembléias.

Se a pauta apresentada pelo ministro Costa for aprovada pelos trabalhadores estará suspenso o julgamento de greve abusiva a pedido da estatal, que estava marcado para amanhã, conforme decisão do presidente do TST, o ministro Rider Nogueira de Brito.

Por Luciele Velluto - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.