NOTÍCIA ANTERIOR
Cesa Parque Andreense será aberto neste domingo
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo realiza 25ª edição da Pisa da Uva
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/03/2014 | Setecidades
Parada Lilás reúne 200 mulheres em Santo André
Parada Lilás reúne 200 mulheres em Santo André Mulheres pararam as ruas de Santo André. Foto: Fabiano Ibidi
Mulheres pararam as ruas de Santo André. Foto: Fabiano Ibidi
Marcha celebrou a criação da primeira secretaria de Mulheres do ABCD

A Parada Lilás, realizada na manhã deste sábado (15/03) sob a organização da secretaria de Políticas para Mulheres de Santo André em conjunto com o movimento de mulheres da cidade, contou com a adesão de aproximadamento 200 ativistas. Elas e eles, mas principalmente elas, celebraram a criação da secretaria que cuida de questões específicas de gênero, e por ser a primeira tida como um marco na Região.

Durante o ato a secretaria lançou o Guia de Serviços para a Mulher, que reúne todos os serviços oferecidos pela Prefeitura, incluindo os de combate a violência e proteção da mulher. A secretaria Silmara Conchão lembrou ainda da morte de Maria Vilani Fernandes de Oliveiras, 45 anos, morta com facadas pelo namorado no dia 9 deste mês. O motivo do crime, de acordo com a polícia, seria o ciúmes.

"Estamos de luto pela Maria. Queremos o empodaramento da mulher, que ela esteja sempre em segurança, com o seu direito de ir e vir garantido. Lutamos pela garantia e efetivação dos direitos da mulher, e por uma sociedade de paz, com iguais oportunidades entre homens e mulheres."

A vice-prefeita Oswana Fameli, que acompanhou toda a marcha, disse que é preciso ampliar a atuação das mulheres nas esferas públicas e espaços de poder, e se posicionou favorável a uma reforma política que garanta mais representatividade feminina na política. "Embora sejamos a maior parcela da população, ainda somos poucas nas Câmaras Legislativas, no Congresso, Senado. É preciso dar voz à mulher nesses espaços tão fundamentais. Só nós podemos saber como é ser mulher, o que enfrentamos para poder fazer valer os nossos direitos. Nada mais justo."

As manifestantes se concentraram no calçadão da Oliveira Lima e seguiu para a praça da Matriz.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.