NOTÍCIA ANTERIOR
Para relembrar os velhos tempos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Água que atrai visitantes
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/01/2008 | Turismo
Para ver o mar em São Vicente
São Vicente possui mirantes, morros e vistas privilegiadas para o mar. Aliado às belezas naturais, o município carrega ainda o peso histórico de ser a primeira cidade do Brasil, título ressaltado nas diversas manifestações culturais e históricas do lugar.

Fundado em 1532, o balneário tem duas baías separadas. Do Memorial dos 500 anos, no alto da Ilha Porchat, o visitante tem uma das vistas mais bonitas das praias e de toda a região. A plataforma, inaugurada em comemoração aos cinco séculos do descobrimento, é assinada por Oscar Niemeyer.

A ponta do projeto indica a direção de Brasília. Lá do alto, o turista entende melhor a geografia da cidade. De um lado, a praia do Gonzaguinha, na Baía de São Vicente. Do outro, Itararé, no Oceano Atlântico. Ainda na Ilha Porchat, há bares e discotecas.

Para chegar à Ilha, o visitante pode passar pela Ponte Pênsil, a primeira suspensa do País. A construção, inaugurada em 1914 pelo médico sanitarista Saturnino de Brito – que também projetou os canais de Santos – é de origem alemã e tinha o objetivo de conduzir o esgoto da parte continental para a insular.

Hoje, o motorista que vai à Ilha Porchat ou à Praia Grande por este caminho precisa esperar os carros que vêm do outro lado passarem, já que, por vez, só transitam carros em um único sentido. A ponte é patrimônio histórico tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

Marco
Outro destaque é o monumento em comemoração aos 400 anos da cidade, o Marco Padrão. Inaugurado em 1933, foi oferecido pela colônia portuguesa. Fica em uma ilhota na Praia do Gonzaguinha e é conhecido como Pedra do Mato.

Também no alto, no Morro dos Barbosas, está a maior bandeira do Brasil, hasteada pelo então governador de São Paulo, Mário Covas, para comemorar o aniversário do descobrimento do País. Visível de quase todos os pontos da cidade e de municípios vizinhos, o símbolo possui 630 m² (31mx20 metros) e pesa 110 quilos. O mastro mede 60 metros.

Outra boa pedida para quem aprecia passeios nas alturas é andar de teleférico. São 12 minutos de subida por 750 metros de extensão no equipamento mais lento do Brasil.

O visitante chega a uma altura de 180 metros e avista a Ilha Porchat, a Praia de Itararé e parte de José Menino, em Santos. É de lá de cima que acontecem os vôos livres de paraglider, que podem ser vistos da praia.

Por Luciana Yamashita - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.