NOTÍCIA ANTERIOR
A vila mais famosa do mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Para ver o mar em São Vicente
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/01/2008 | Turismo
Para relembrar os velhos tempos
Para fazer um tour nos moldes e com o charme de antigamente no Centro Histórico de Santos, uma boa idéia é pegar o bonde e entrar de vez no clima do século passado.

Os bondinhos elétricos que transitam pelo circuito turístico se alternam para transportar os turistas. O barulhinho que a madeira faz nas curvas deixa claro que o veículo é antigo, porém bem preservado. O primeiro exemplar do tipo transitou em ruas santistas no início do século 20, em 1909.

O preço é convidativo, apenas R$ 1, e o bilhete é adquirido com o bonde já em movimento. Quem cobra a passagem é o condutor, uniformizado como antigamente.

São 1.700 metros de trilhos percorridos em 15 minutos de trajeto. O circuito está em processo de ampliação e, até a metade deste ano, serão 5.000 metros. Um guia acompanha o percurso e explica um pouco da história da cidade e das construções locais.

Um dos destaques do passeio são as ruínas do Valongo, onde será a sede do Museu Pelé, previsto para ser concluído em cerca de dois anos. De estilo neoclássico, o Casarão foi construído em 1865 pelo Comendador Manoel Joaquim Ferreira Neto, o mesmo construtor da Casa da Frontaria Azulejada.

A edificação, feita com azulejos artesanais e em alto relevo, foi reaberta em dezembro do ano passado. Atualmente, recebe a exposição fotográfica Ayvu-Rapitá – Retratos de uma Civilização, de Antônio Vargas, em cartaz até o dia 18. No local, foram gravadas as minisséries Um Só Coração e JK, exibidas pela Rede Globo.

Por Luciana Yamashita - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6193 dias no ar.