NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitos pedem ônibus no lugar de monotrilho para Linha 18
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Pensei no que era melhor para o Brasil'', diz Fux sobre julgamento no TSE
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2017 | Política
Para especialistas, BRT é alternativa viável ao modal de monotrilho
Estudado como alternativa pelo Consórcio Intermunicipal, o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) é considerado, segundo avaliação de especialistas da área de transporte, saída viável ao modal de monotrilho na futura Linha 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra), ainda apenas no papel. A opção começou a ser analisada terça-feira pelos prefeitos da região tendo em vista o impasse encontrado pelo governo de São Paulo, responsável pela obra, em conseguir efetivar a construção do empreendimento. O contrato foi assinado pelo Estado há quase três anos.

O Palácio dos Bandeirantes, a princípio, descarta trocar o modelo, embora o contrato já tenha sido aditado em três ocasiões, sendo a última por 180 dias. Engenheiro de tráfego, Humberto Pullin alegou que nunca viu com bons olhos a proposta de monotrilho. “Não é conveniente, caro, faz barulho e trepida”, apontou. De acordo com o consultor, que trabalhou no Paço de São Bernardo entre 1997 e 2001, o BRT é “muito mais barato do ponto de vista de implantação e de operação”. “Sou favorável a essa (possível) substituição. Custo-benefício atende bem as necessidades do Grande ABC”, disse, ao acrescentar que a diminuição do gasto pode chegar a 70%. “Cálculos indicam que (BRT) custa 30% do valor do monotrilho.”

No plano original, a Linha 18, emperrada por série de problemas burocráticos, prevê investimentos da ordem de R$ 4,26 bilhões, no sistema de monotrilho, arquitetada para abrigar 13 estações, saindo do Centro de São Bernardo e finalizando na Capital. As desapropriações no entorno sequer tiveram largada. A expectativa inicial era inaugurar a obra em 2018, portanto, quatro anos de intervenção. Pullin alegou que é possível, por sua vez, implementar o sistema de BRT em período de dois anos. “Ele pode atingir 35 km/h de velocidade operacional, diferentemente dos ônibus convencionais, cuja média é de 20 km/h.”

Mestre em Engenharia de Transportes, Horácio Augusto Figueira considerou que monotrilho “foi um sonho de uma noite de verão” ao mencionar que nenhum está operando 100% até agora em São Paulo. “(Região) Ia ser cobaia também”, afirmou, ao relembrar participação em estudo para implantação do Corredor ABD, à época atuando pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Para o consultor, BRT é “bem melhor”. “Poderia criar linha expressa, de superfície, com capacidade para 20 mil pessoas por hora (sentido). Não creio que a demanda da região seja superior a essa quantidade.” Figueira concluiu que fórmula poderia se aproximar a TransMilênio, em Bogotá, na Colômbia, implantada com base na estrutura de Curitiba, no Paraná. Rio de Janeiro e Distrito Federal também começaram efetivação do modelo.

Especialista em trânsito, José Almeida Sobrinho destacou a agilidade do BRT “pela exclusividade da via”. “Não é tão rápido quanto Metrô, só que é melhor que ônibus convencional”, ponderou, citando que o BRT não necessita de grandes estruturas de elevação, dispensando elevadores e escadas rolantes. Observou que o sistema “também não é barato”. Secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio (PR) frisou que o “melhor seria, de fato, o monotrilho, mas o projeto não avança”. “Na busca pelo ótimo, podemos perder o bom. O ótimo às vezes é inimigo do bom. A região precisa de algo que saia do papel.”

Por Fábio Martins - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.