NOTÍCIA ANTERIOR
Sobre os lençóis da novela global ''Cama de Gato''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Primavera com truta na montanha
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/10/2009 | Turismo
Para curtir a natureza no Grande ABC
Quando se fala em Grande ABC, a primeira coisa que vem à cabeça é uma paisagem cinzenta, repleta de prédios, indústrias, carros, elementos típicos de uma metrópole. Mas a região reserva diversas áreas verdes, que oferecem à população espaço para esporte, lazer e educação ambiental. Mais da metade da região está, inclusive, inserida em área de manancial, proporcionando um diferencial em recursos naturais para se visitar.

Em São Bernardo e Ribeirão Pires, por exemplo, há a opção de praticar esportes náuticos nos parques do Estoril e Milton Marinho, respectivamente. Ambos são oriundos da Mata Atlântica nativa da região e estão às margens da Represa Billings, possibilitando competições de jet ski, motonáutica e stock boat, além de áreas para pesca, turismo ecológico e passeios de pedalinho.

Unindo a beleza da mata aos encantos da represa, o Estoril possui ainda um zoológico com 300 animais, alguns em risco de extinção, como o lobo-guará, o papagaio-de-peito-roxo, a jaguatirica e o cachorro-vinagre.

Em Santo André, o Parque do Pedroso, reinaugurado em abril, também possui biodiversidade rica à disposição da população, com vegetação típica de Mata Atlântica contendo espécies como manacá-da-serra, cedro, pau d''alho, ingá e embaúba.

Em relação à fauna, o parque abriga preguiças, saguis, gambás, jararacas e diversas espécies de gaviões ameaçadas de extinção, como o pega-macaco e o gavião-pombo.

Borboletário - Outra opção para quem gosta de animais é o Borboletário Municipal de Diadema Laerte Brittes de Oliveira, inaugurado em 2005 e primeiro da região metropolitana de São Paulo.

O borboletário possui viveiro de 187,20 metros quadrados onde vivem 2.000 borboletas em clima apropriado, o que possibilita o acompanhamento, por parte dos visitantes, de todo o ciclo de vida desses insetos, incentivando assim a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas.

Em São Caetano, o Espaço Verde Chico Mendes abriga tartarugas, aves migratórias e lagos com peixes de diversas espécies. O diferencial fica por conta do Playground da Longevidade, onde é possível encontrar aparelhos adaptados para exercícios de baixo impacto, voltados principalmente a idosos.

Já a população de Rio Grande da Serra tem o Parque dos Ipês como alternativa de lazer, com playgrounds destinados às crianças, pista de cooper e área verde. Além disso, a cidade está inteiramente inserida em área de proteção de mananciais e em seu território há vários pontos para a prática do ecoturismo.

Nascente - Nesse roteiro de parques do Grande ABC, é possível ainda conhecer a nascente do Rio Tamanduateí, um dos mais importantes do Estado, em Mauá, dentro do Parque da Gruta de Santa Luzia. Devido à presença da nascente, o parque desenvolveu naturalmente a vocação para a educação ambiental, recebendo grupos de jovens e adolescentes. Sua área faz divisa com a zona de proteção de mananciais, servindo de refúgio para pequenos mamíferos, répteis e aves.

Com tantas opções de áreas verdes na região, fica até difícil escolher em qual delas ir primeiro. Mas uma coisa é certa: não é preciso sair do Grande ABC para curtir a natureza.

* Da Redação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Por Especial para o Diário*
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.