NOTÍCIA ANTERIOR
China quer desenvolver o trem mais rápido do mundo entre Pequim e Xangai
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brasileira desaparece em Porto Rico após furacão Hanna
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2008 | Internacional
Papa recebe Ingrid Betancourt em Castelgandolfo
O Papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira em audiência privada a ex-refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, em sua residência de verão de Castelgandolfo, nos arredores de Roma.

Betancourt chegou acompanhada de sua mãe, Yolanda Pulecio, que já havia sido recebida pelo Pontífice em fevereiro. Na ocasião Yolanda pediu ao Papa que rezasse pelos reféns na Colômbia.

A audiência com o Papa durou 20 minutos e foi de caráter "estritamente privado", seguindo os protocolos do Vaticano. Portanto, os jornalistas não puderam entrar. Mas depois da audiência, a ex-reféns revelou alguns detalhes do encontro.

"Soubestes pedir a Deus porque pedistes a Ele que se fizesse a Sua vontade", explicou o Papa depois que Betancourt lhe contou sua comovente experiência como refém na selva.

Betancourt também contou que os pedidos feitos pelo Papa por sua libertação, transmitidos por rádio, lhe serviram de grande alívio.

"Depois de uma marcha muito longa e difícil, num terreno terrível e com o peso do equipamento, pude parar para descansar. Foi quando, entre a desesperança e a tristeza, ouvi na rádio a voz do Papa pronunciando meu nome. É difícil descrever o efeito psicológico disso em um prisioneiro", afirmou. "A voz do Papa foi como uma luz".

Católica fervorosa, Ingrid Betancourt havia manifestado o desejo de ver o Papa ao ser libertada, no dia 2 de julho, após seis anos de cativeiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Antes do encontro com o Papa, o prefeito da pequena cidade de Castelgandolfo, Maurizio Colacchi, fez questão de cumprimentar a ex-refém na praça da entrada do palácio.

Betancourt, que chegou domingo à noite a Roma, deve conceder uma entrevista à imprensa mais tarde nesta segunda-feira.

Ela ficará na Itália até dia 3 de setembro. Terça-feira, será recebida pelo presidente da República, Giorgio Napolitano, o chanceler Franco Frattini e o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.

Betancourt viajará depois à Florença (centro da Itália), onde receberá a cidadania de honra dessa cidade dirigida pela esquerda.

Domingo à noite, visitou a sede da comunidade católica de São Egídio, que se mobilizou por sua libertação, e jantou com o ex-prefeito de Roma Walter Veltroni, que organizou inúmeras manifestações de solidariedade e atos simbólicos para pedir sua libertação.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.