NOTÍCIA ANTERIOR
Dólar opera em alta e passa de R$ 4
PRÓXIMA NOTÍCIA
Confusão durante peregrinação a Meca mata centenas na Arábia Saudita
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2015 | Internacional
Papa Francisco é recebido por Obama na Casa Branca
Cerimônia de boas-vindas em Washington tem 15 mil convidados.

Pontífice ficará 5 dias nos Estados Unidos em sua primeira visita ao país.


O Papa Francisco foi recebido nesta quarta-feira (23) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca, sede do governo dos EUA em Washington D.C., em uma cerimônia que marca o início da agenda do pontífice em sua primeira visita ao país.

Ao chegar ao local, Francisco passou por diversos convidados e cumprimentou várias pessoas que o aguardavam, acompanhado de seguranças.

Pouco antes da visita, Obama publicou uma mensagem de boas-vindas a Francisco no Twitter. “Seja bem-vindo à Casa Branca, @pontifex! Suas mensagens de amor, esperança e paz inspiraram a todos nós”

Cerca de 15 mil pessoas foram convidadas para a cerimônia oficial de boas-vindas ao Papa. Tanto Francisco quanto Obama farão discursos desde a sacada da Casa Branca – o Papa deve falar sobre temas que serão centro de sua visita ao país. O Papa encerrará sua visita com um encontro privado com o presidente norte-americano no Salão Oval.

Entre fortes medidas de segurança, tanto os 15 mil convidados à cerimônia como os jornalistas credenciados tiveram que fazer fila para entrar na Casa Branca.

Entre os convidados estão os prefeitos de cidades como Milwaukee, El Paso, Tampa, Las Cruces, Portland e Austin, e estudantes de institutos da área metropolitana de Washington.

Esta é a terceira visita de um papa à Casa Branca. Em 1979, o então presidente Jimmy Carter recebeu o papa João Paulo II, e quase 30 anos depois, em 2008, George W. Bush foi o anfitrião de Bento XVI.

O Papa Francisco aterrissou nesta terça-feira (22) na base aérea de Andrews, no estado de Maryland, depois de uma visita de três dias a Cuba.

A família Obama completa, incluindo as duas filhas do casal e a mãe da primeira-dama, foram receber o Papa na base junto com o vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, sua esposa, Jill, e dois de seus netos.

Papamóvel
Ao fim da visita à Casa Branca, o pontífice percorrerá no papamóvel as ruas que rodeiam o parque Ellipse, ao sul da Casa Branca. Milhares de pessoas, em sua maioria famílias com crianças e muitos latinos, já estão nas ruas que rodeiam o parque.

Os quatro pontos de controle estabelecidos nas imediações dos locais por onde o papamóvel passará contam com uma forte presença policial e do Serviço Secreto, o corpo encarregado de proteger o presidente dos Estados Unidos e sua família.

Muitos chegam ao local através de excursões organizadas por paróquias e colégios católicos, outros pediram permissão no trabalho para poder ver o papa em sua primeira viagem oficial aos EUA e inclusive tem pessoas que levaram o computador para aproveitar o tempo de espera.

Em muitas paróquias foram oficiadas no começo da manhã missas de aurora em honra ao Papa Francisco, com homilias em inglês e espanhol, para depois partir em grupo para as zonas por onde passará o pontífice, segundo constatou a Agência Efe.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.