NOTÍCIA ANTERIOR
França tem primeiras condenações apologia ao terror após ataques
PRÓXIMA NOTÍCIA
Al-Qaeda no Iêmen assume responsabilidade por ataque a jornal em Paris
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/01/2015 | Internacional
Papa Francisco canoniza novo santo no Sri Lanka
Pontífice ressaltou que Joseph Vaz serviu a todos sem distinção.

Missa de canonização foi realizada em frente ao mar da capital Colombo.


O santo cingalês Joseph Vaz, canonizado nesta quarta-feira (14) em Colombo, serviu a todos os habitantes do Sri Lanka sem distinção, e com seu exemplo a Igreja deve "servir a todos os membros desta sociedade", convocou nesta quarta-feira o papa Francisco.

"A Igreja serve a todos os membros da sociedade sem fazer distinção de raça, de credo, de pertencimento tribal, de condição social, nem de religião no serviço que oferece através de suas escolas, seus hospitais, clínicas, e outras muitas obras de caridade", recomendou Francisco em uma missa em Galle Face Green, em frente ao mar da capital.

"Ela pede apenas liberdade para cumprir sua missão. A liberdade religiosa é um direito humano fundamental", afirmou diante de uma imensa multidão estimada entre 500 mil e um milhão de pessoas em seu segundo dia de visita ao Sri Lanka, centrada na reconciliação entre as comunidades.

A violência religiosa aumentou recentemente no Sri Lanka, majoritariamente budista, onde grupos nacionalistas deste credo atacam mesquitas e igrejas para denunciar a influência, segundo eles injustificada, destas minorias religiosas.

"Todo indivíduo deve ser livre, sozinho ou associado a outros, para buscar a verdade, expressar abertamente suas convicções religiosas, livre de intimidações e de coações exteriores", insistiu o Papa.

A Ilha segue dividida entre a maioria cingalesa e a minoria tamil, apesar do fim da guerra civil em 2009, quando o exército esmagou a rebelião tamil.

"Como a vida de Joseph Vaz nos ensina, a autêntica adoração a Deus conduz não à discriminação, nem ao ódio e à violência, mas ao respeito da sacralidade da vida, ao respeito da dignidade e da liberdade dos outros, e também ao compromisso afetuoso pelo bem-estar dos demais", ressaltou.

Por G1 - France Presse
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.