NOTÍCIA ANTERIOR
Ativistas protestam contra touradas em Bruxelas
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Monstro da Áustria'' é considerado capaz por psiquiatra
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/10/2008 | Internacional
Papa condena violência contra cristãos na Índia e no Iraque
O Papa Bento XVI proclamou santos neste domingo a equatoriana Narcisa de Jesus Martillo Moran, o padre italiano Gaetano Errico, a irmã suíça Maria Bernarda Blutter e a indiana Alphonsa da Imaculada Concepção, em cerimônia solene realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Santa Narcisa de Jesus nos mostra um caminho de perfeição cristã", afirmou o Papa durante sua homilia, pronunciada em parte em espanhol.

"Ela nos oferece um testemunho atraente e um exemplo acabado de uma vida totalmente dedicada a Deus e aos irmãos", acrescentou o Papa, descrevendo a trajetória da terceira santa equatoriana (1832-1869).

Na cerimônia, também foi canonizada a irmã suíça radicada na Colômbia, Maria Bernarda Butler e o padre italiano Gaetano Errico, fundador dos Missioneiros do Sagrado Coração de Jesus e Maria no século XIX.

"A mãe de Maria Bernarda é uma figura muito lembrada e querida sobretudo na Colômbia", destacou o Pontífice, interrompido em seguida pelos aplausos dos fiéis colombianos presentes.

"Nas sérias adversidades que teve de enfrentar, inclusive o exílio, ela carregou impressa em seu coração a exclamação do seguinte salmo: 'Embora caminhe por canadas escuras, nada temo, porque o Tu vais comigo'", disse.

O Papa também anunciou Alphonsa a primeira santa indiana e novo símbolo das minorias cristãs em seu país. Ela foi beatificada por Paulo II, em 1986, na Índia.

"Esta excepcional mulher estava convencida de que sua cruz era um verdadeiro meio para alcançar o banquete que o Pai havia preparado para ela", afirmou Bento XVI.

Ao final da cerimônia, o Papa condenou a violência contra os cristãos na Índia e no Iraque e pediu a paz religiosa na Índia.

"Eu os convido a orar pela reconciliação e a paz num momento tão preocupante e de grande sofrimento. Penso na violência contra os cristãos no Iraque e na Índia", declarou o Papa aos cerca de 4º mil fiéis de todo o mundo reunidos na praça, entre eles inúmeros indianos.

"Eu rezo para os cristãos da Índia neste momento difíceis. Peço aos que cometem estes atos que renunciem e se juntem aos irmãos para trabalhar pela civilização do amor", disse.

O gigante asiático de 1,1 bilhão de habitantes, dos quais 80% são hindus, 14% muçulmanos e apenas 2,3% cristãos, foi palco em agosto de vários ataques a igrejas e paróquias que deixaram 35 mortos.

Fotos gigantes dos quatro novos santos foram expostas na fachada da Basílica de São Pedro.

No total, Bento XVI já proclamou 18 santos, entre eles quatro latino-americanos, em três anos e meio de pontificado.

Milhares de fiéis de todos os continentes, entre eles cerca de 10 mil equatorianos e colombianos, assistiram à cerimônia deste domingo.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.