NOTÍCIA ANTERIOR
Americanos organizam ''Dia sem gays''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Gates adverte contra tentativas de testar Obama
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2008 | Internacional
Papa acusa os países ricos de chantagear países pobres
O Papa Bento XVI acusou os países ricos de "chantagearem" os países pobres condicionando sua ajuda econômica à adoção de políticas "contrárias à vida", em sua mensagem de paz, divulgada nesta quinta-feira.

Neste documento, destinado à reflexão no dia 1º de janeiro, celebrado na Igreja católica como o "Dia mundial da paz", o Papa convidou os fiéis a enfrentar a globalização com maior solidariedade entre ricos e pobres.

Denunciou com vigor as explicações da pobreza causada por motivos demográficos e condenou as campanhas de redução da natalidade, realizadas em nível internacional, que não respeitam a "dignidade da mulher" e o "direito do casal".

Condenou também a prática do aborto, que ele considera uma eliminação de milhões de vidas em nome da luta contra a pobreza.

O Papa lamentou que os países vítimas de pandemias como a Aids sofram a chantagem dos que condicionam a ajuda econômica à adoção de políticas contrárias à vida.

Segundo o Papa, a população representa um fator de riqueza, não de pobreza.

"A luta pela globalização harmoniosa deve, antes de mais nada, passar por uma descoberta de sua dimensão espiritual e moral", disse.

O Pontífice destacou que a "marginalização dos pobres" só pode ser solucionada se cada homem se sentir pessoalmente ferido pelas injustiças existentes no mundo e pelas violações dos direitos do homem que são ligadas a ela.

Bento XVI disse ainda que todos os países devem ter "as mesmas possibilidades de acesso ao mercado mundial, evitando a exclusão e a marginalização".

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.