NOTÍCIA ANTERIOR
Bebeto tira licença, mas não confirma saída do Botafogo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Para Luxemburgo, perdedor do clássico levará "confusão para casa"
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2008 | Esportes
Palmeiras e Luxemburgo usam "fracasso do passado" por reviravolta
Em fraca campanha no Campeonato Paulista, o Palmeiras e o técnico Vanderlei Luxemburgo agora voltam suas atenções para a Copa do Brasil, competição em que ambos já venceram, mas que não traz boas lembranças quando os dois estão lado a lado, a equipe estréia nesta quarta-feira, contra o Cene, às 21h45, em Campo Grande-MS.

A parceria entre o treinador e o clube do Parque Antarctica rendeu várias conquistas no passado, como três títulos estaduais (1993, 1994 e 1996), dois Brasileiros (1993 e 1994) e um Rio-SP (1993). Porém, na Copa do Brasil, somam fracassos.

Em 1993, primeiro ano de Luxemburgo no clube, o Palmeiras foi eliminado pelo Grêmio nas quartas-de-final. No ano seguinte, eliminação para o Ceará, na segunda rodada. Em 1996, quando a equipe venceu o Campeonato Paulista marcando mais de 100 gols, perdeu a decisão da Copa-BR, em pleno estádio do Parque Antarctica, para o Cruzeiro.

Em 2002, a maior "tragédia" palmeirense no torneio, e junto a Luxemburgo. O clube foi eliminado pelo ASA de Arapiraca, de Alagoas, logo no primeira fase --a única vez na história que caiu tão precocemente.

A única vez que o Palmeiras conquistou a competição foi com o técnico Luiz Felipe Scolari, em 1998. Já Luxemburgo tem seu solitário êxito no torneio em 2003, com o Cruzeiro, que naquele ano também levou o Estadual e o Campeonato Brasileiro.

Curiosamente, tanto Palmeiras quando Luxemburgo possuem o mesmo time como último algoz na competição, e da mesma forma. No ano passado, ainda pela segunda fase, com Caio Júnior, os palmeirenses foram eliminados da Copa-BR pelo Ipatinga, nos pênaltis, mesma forma que o time mineiro eliminou o Santos de "Luxa" nas quartas-de-final de 2006.

O time da capital paulista e o treinador usam justamente o torneio em que fracassaram juntos no passado para melhorar o desempenho neste que vem sendo o pior início das quatro passagens de Luxemburgo pelo clube.

Até agora, em 11 jogos oficiais em 2008, o clube conseguiu apenas quatro vitórias, quatro empates e tem três derrotas, um aproveitamento de 48,50%, bem abaixo dos que o treinador teve em suas primeiras passagens.

Em 93, ano do fim do jejum de títulos, nos 11 primeiros jogos, o técnico teve aproveitamento de quase 79%. Na segunda passagem, que se iniciou em 95, foram oito vitórias nos 11 primeiros jogos, com 73%. Já em 2002, quando iniciou a temporada pelo clube, mas deixaria o time no meio do ano, Luxemburgo teve oito vitórias, um empate e duas derrotas, com 76%.

CeneBruno Santos; Magno, Lê, Tininho e Alisson; Gilmar, Massei, Andrinho e Rincón; Renato e Vanderson.
Técnico: Paulo Telles

Palmeiras
Marcos; Gustavo, Henrique e David (Martinez); Élder Granja, Pierre, Léo Lima, Diego Souza e Leandro; Valdivia e Alex Mineiro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Estádio Morenão, em Campo Grande
Horário: 21h45
Juiz: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Por José Ricardo Leite - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.