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DATA DA PUBLICAÇÃO 28/12/2008 | Veículos
Palio Locker é a melhor opção que EcoSport XLT
Em tempos de crise, optar pela compra de um carro mais barato é uma simples questão de responsabilidade. Por isso, no comparativo entre a Palio Adventure Locker e o EcoSport XLT, agora equipado com o novo motor 2.0 bicombustível, o preço foi um fator preponderante para determinarmos e vencedor deste duelo.

Apesar de apresentar algumas desvantagens diante do utilitário esportivo da Ford, como espaço interno, desempenho e posição ao dirigir, a perua da Fiat oferece uma vantagem considerável ao bolso do consumidor. Enquanto a Palio parte de R$ 52.568, o Eco (2.0 Flex) custa R$ 58.720 - sensível diferença de R$ 6.152.

E já que estamos falando de custos, vamos então a outros números que envolvem cifras.

Em termos de equipamentos, os dois modelos trazem listas satisfatórias. Ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve e trio elétrico são de série. No entanto, quando o assunto é opcionais, a Fiat oferece uma gama mais interessante e com valores mais atraentes.

Para ter freios ABS e air bag duplo (disponíveis no kit HSD), o comprador precisa desembolsar mais R$ 2.947, elevando o preço da Adventure Locker para R$ 55.515. Já com CD Player com MP3 (R$ 840) e sensor de estacionamento (R$ 715), a perua passará a custar R$ 57.070 - ainda assim R$ 1.150 mais em conta do que o EcoSport.

Para equipar o utilitário da Ford com ABS e air bag duplo é preciso injetar R$ 1.890 a mais. De quebra, no entanto, o comprador pode levar a transmissão automática de quatro velocidades.

Detalhe importante: CD Player com MP3 é item de série no Eco, porém, sensor de estacionamento não está disponível na lista de opcionais da montadora de origem norte-americana.

O revestimento dos bancos em couro também é um caso a parte para cada um dos concorrentes. Na Locker, o preço deste opcional é de R$ 1.679, enquanto no modelo da Ford, essa cifra é mais alta: R$ 2.480.

Portanto, se incrementarmos este acabamento superior em ambos os competidores - já equipados com CD Player, air bag duplo e freios ABS - a discrepância de preços fica mais acentuada. O Palio pula para R$ 58.749 e o EcoSport, por sua vez, salta para o valor de R$ 63,1 mil.

Terreno perigoso - Com valores que ultrapassam a casa dos R$ 58 mil, EcoSport e Palio Adventure Locker passam a concorrer com veículos que transitam na mesma faixa de preço. Destaque especial para os do segmento dos sedãs médios, como o novo Ford Focus e Honda Civic

EcoSport tem melhor desempenho
Apesar do preço mais elevado, o EcoSport XLT 2.0 Flex tem uma série de qualidades que pode justificar sua compra. A principal, como já era esperado, é o bom desempenho.

Com este novo propulsor da família Duratec - a mesma que equipa o novo Focus, com a diferença de o sedã funcionar apenas com gasolina -, o utilitário teve o fôlego renovado. Agora, o modelo entrega 141 cv de potência (gasolina) e 145 cv (álcool) a 6.000 rpm e torque de 19,2 mkgf (g) e 19,6 mkgf (a) a 4.250 rpm.

Com isso, o Eco ganhou em agilidade na cidade e melhor desenvoltura na estrada. A transmissão, com as marchas muito bem escalonadas, também é digna de menção.

O Palio, por sua vez, mantém o mesmo coração 1.8 bicombustível que gera 112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm e torque de 17,8 mkgf a 2.800.

Estes números são bastante satisfatórios, conferindo à perua excelente dirigibilidade no asfalto e melhor ainda nas estradas de terra.

E falando em pó, destaque para o Locker - botão localizado no lado esquerdo do painel que possibilita, em caso de o carro ficar preso em um burado de proporções modestas, desatolar com certa facilidade a partir do bloqueio do diferencial. O Locker é um interessante diferencial da Fiat.

Espaço e conforto - Nos quesitos espaço interno e conforto, o Ford também leva ligeira vantagem. Mesmo sete centímetros menor do que a perua da Fiat - 4,23 metros, contra 4,30 metros -, o EcoSport leva vantagem de três centímetros na altura e dois centímetros na distância entre eixos.

Resultado: uma melhor acomodação das pernas para os passageiros do banco traseiro.

Ponto negativo do utilitário é seu porta-malas, que tem capacidade para somente 296 litros. Já Palio pode transportar até 460 litros - diferença considerável de 164 litros.

Acabamento - O acabamento interno dos dois veículos é muito parecido. Ambos abusam dos plásticos duros. No entanto, o Ford tem um encaixe mais preciso das peças, enquanto na Locker expõe algumas rebarbas.

O painel de instrumentos de ambos os concorrentes trazem linhas agradáveis. Destaque para os inclinômetros e a bússola que o modelo da Fiat oferece no centro do painel.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
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