NOTÍCIA ANTERIOR
Será que pega?
PRÓXIMA NOTÍCIA
Honda City reúne bons atributos
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/08/2009 | Veículos
Pajero Dakar
A família Pajero está maior, mais bonita e interessante. Menos de um mês após apresentar o novo Pajero Sport, a Mitsubishi traz para o Brasil o Pajero Dakar - nome que homenageia os 12 títulos conquistados pela montadora japonesa nas 26 edições do Rally Dakar, considerado o maior e mais perigoso do mundo.

Importado da Tailândia, o modelo com capacidade para até sete ocupantes chega às concessionárias em agosto. Na versão de entrada, com transmissão manual de cinco velocidades e bancos em tecido, o Dakar parte de R$ 152.990. Na configuração topo de linha, com câmbio automático de quatro marchas e revestimento dos bancos em couro - cinza ou bege - , o utilitário sai por R$ 159.990.

Em ambas, apenas a opção de motor 3.2 16V turbodiesel de 165 cv de potência e 38,1 mkgf de torque. Há quatro opções de tração: 4x2, 4x4, AWD, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado com reduzida.

Design - Imponente e bonito. Essas são as primeiras impressões de quem analisa o Dakar. A dianteira revela a essência da L200 Triton. Algumas peças inclusive são as mesmas, outras, no entanto, são apenas parecidas, como o conjunto óptico dianteiro. A grade do radiador e a moldura dos faróis de neblina em cromado conferem maior requinte.

A lateral tem linha de cintura alta, com leve inclinação e não apresenta vincos marcantes. A traseira, por fim, segue o visual clean (limpo) do restante do carro. As lanternas invadem a lateral e a tampa do porta-malas.

Internamente, a qualidade se faz presente com o elevado nível do acabamento. Os encaixes das peças em plástico ou borracha - todas agradáveis ao toque - não têm folgas ou rebarbas. O couro utilizado também é satisfatório.

Espaço e conforto - As dimensões ampliam o conforto. São 4,69 m de comprimento, 2,80 m de distância entre os eixos, 1,80 m de altura e 1,81 m de largura. Mesmo os passageiros mais altos não encontram dificuldades. Somente na terceira fileira, devido ao assoalho mais alto, as pernas ficam ligeiramente dobradas, mas nada que atrapalhe a viagem. O acesso à terceira fileira é fácil, basta rebater o encosto e deslizar para a frente o banco da segunda fileira.

A lista de equipamentos de série também é extensa. O Dakar entrega direção hidráulica, ar-condicionado automático com dutos para controle da terceira fileira, controlador de velocidade, computador de bordo com tela de LCD e 11 funções, rodas de liga leve de 17 polegadas, freios com ABS, air bag duplo, CD Player com MP3, entre outros agrados.

Falta, porém, ajuste de altura dos bancos e profundidade da direção, fundamentais para achar a melhor posição ao dirigir. Outro problema é a falta de encosto de cabeça para o ocupante do meio da segunda fileira.

Rodando - Na hora de acelerar, o Pajero Dakar não impressiona. Apesar de os números do motor serem satisfatórios, na prática ele deixa a desejar. No asfalto, a impressão é que o carro está amarrado. Não ganha velocidade com facilidade e as retomadas são demasiadamente lentas.

Parte desta falta de fôlego deve-se à transmissão automática de apenas quatro velocidades que, apesar dos engates precisos, não atende às exigências do propulsor.

Outro problema é o engate das trações, feito por meio de uma alavanca ao lado do câmbio. Durante o teste realizado na região de Mairiporã, interior de São Paulo, até mesmo o instrutor que nos acompanhou não mostrou desenvoltura com o sistema. Várias foram as tentativas até encontrar a posição correta.

Na terra, porém, o Dakar mostrou agilidade como poucos. Com acerto de suspensão adequado e bons ângulos de ataque (36º) e saída (25º), superamos com facilidade os desafios off-roads. O raio de giro de 5,6 m também o condiciona a realizar manobras de maior dificuldade.

No âmbito geral, o Pajero Dakar agrada. No entanto, é possível melhorá-lo.

Por Marcelo Monegato - Diário Online / Enviado a Mairiporã
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.